TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rana Plaza - Legislação e Normas Tecnicas

Por:   •  4/5/2020  •  Resenha  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Rayanne Cardozo de Souza

Trabalho da disciplina Legislação e Normas Técnicas

                                                                     Tutor: Prof. Carlos Alberto Martins

Campo Grande

2020

RANA PLAZA: SEGURANÇA DO TRABALHO EM BANGLADESH

Referência:

QUELCH, John A.; RODRIGUEZ, Margaret L. Rana Plaza: Segurança do Trabalho em Bangladesh. Harvard Business School, 20 de fevereiro de 2015.

1 – INTRODUÇÃO

        O artigo para estudo aborda um acidente industrial ocorrido no edifício da fábrica Rana Plaza, que desabou em abril de 2013, matando mais de 1.100 pessoas. Os contratos de exportação das empresas ajudaram Bangladesh a se tornar o segundo maior exportar mundial de vestuário, tendo contratos primários com europeus, americanos e canadenses.

        Esta não foi a primeira tragédia a acontecer na indústria de vestuário, e se não houver intervenções, muitas continuarão ocorrendo. Com o caso, os proprietários de marcas internacionais, governo, sindicatos e Ong’s iniciaram as discussões a respeito das atitudes para melhorar as condições de trabalho em Bangladesh.

2 – DESENVOLVIMENTO

        Após a promulgação do Acordo Multi-Fiber em 1974, a indústria de vestuário tornou-se uma grande força em Bangladesh, tendo um alto volume de exportação devido aos baixos custos laborais. Em 2012, o país foi o segundo maior exportador de vestuário do mundo, sendo o setor de grande importância para a economia. Os trabalhadores destas fábricas eram pagos cerca de 13% a mais do que os de outros setores de indústrias. A grande maioria dos empregados do setor vestuários eram mulheres, sendo em 2011 o principal ramo empregatício de mulheres entre 15 e 30 anos.

A produção com baixo custo e com grande capacidade foram os principais estímulos para que as multinacionais produzissem peças de roupa em Bangladesh. Os salários mínimos e médios eram muito inferiores em comparação aos outros países que também produziam peças para exportação. O crescimento rápido da indústria resultou na construção muito rápida de fábricas, muitas vezes sem aderir aos códigos de construção.  Mais de 1000 empregados morreram e 3000 ficaram feridos na indústria de vestuário em Bangladesh desde 1990.

Um dia antes do prédio entrar em colapso, os trabalhadores chegaram a observar rachaduras nas paredes. O edifício Rana Plaza abrigava cinco fábricas, um banco e shopping centers. Neste dia, um engenheiro avaliou o edifício e o considerou inseguro, recomendando que fosse evacuado, já um funcionário do governo local declarou que o local estava a salvo. Os trabalhadores do banco desocuparam o prédio conforme as recomendações do engenheiro, porém os trabalhadores de vestuário foram convocados para trabalhar no outro dia sob o risco de perder seus empregos.

         No dia 24 de abril de 2013, o prédio de nove andares desaba. Varios problemas estruturais causaram o acidente, como: quatro andares adicionais construídos de forma ilegal, materiais de construções de baixa qualidade, as paredes do edifício não forneciam o suporte necessário para aguentar as máquinas e geradores das fábricas, e a fundação não foi feita de maneira correta.

         Após o colapso, milhares de trabalhadores se revoltaram nos distritos industriais, causando o fechamento de várias fábricas. Muitos acabaram voltando as suas aldeias de origem na área rural para trabalhar na agricultura. Os consumidores também começaram a questionar os varejistas, condenando-os por tirar vantagem dos trabalhadores de Bangladesh e questionando quanto às condições e segurança do trabalho. Já o governo, após o incidente, moveu-se para prender o proprietário do edifício e os das fábricas alojadas ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (250.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com