TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reaproveitamento da água da chuva

Por:   •  20/9/2018  •  Artigo  •  3.993 Palavras (16 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 16

ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA PARA A FACULDADE ESTÁCIO SÃO LUÍS

Rosane Rabelo Lopes

Juhlyanne da Silva Gomes

Carlos Eduardo Araujo Pereira

Prof. Msc. Wellington Santos

Área de conhecimento: Ciências Exatas; Linha de pesquisa: Sistema de reaproveitamento de água da chuva.

RESUMO

A água é um recurso vital para a terra. Estudos realizados pela UNESCO, afirmam que sem uma política de consumo sustentável, em 2025 o homem estará consumindo 90% de toda reserva de água doce. Utilizar a água pluvial é uma importante ação para o consumo consciente. Baseado nisso, este trabalho visa implantar um sistema de reaproveitamento de água pluvial, utilizando a técnica do First Flush, captando a água da cobertura do Bloco A da Faculdade Estácio São Luís, com o objetivo de reutilizar para lavagens e descargas sanitárias, tendo como orientação a NBR 15527/2007. A implantação do sistema foi baseada na média dos índices pluviométricos do ano de 2017 coletados do banco de dados do Instituto de Nacional de Meteorologia (INMET). Os métodos utilizados para o dimensionamento dos reservatórios foram os métodos práticos (brasileiro, inglês, alemão e australiano), o método Rippl, método de Gasparoto e de Grings. Além disso, foram realizados testes microbiológicos, para determinar melhor uso para tal. Enfim, além do papel sustentável, este projeto visa uma redução no custo do consumo de água potável, apresentando uma previsão financeira para execução e a relação de custo benefício.

PALAVRAS-CHAVE: Água. Reaproveitamento. Economia. Sustentabilidade.

ABSTRACT

The water is a vital resource for the earth. Studies by UNESCO state that without a sustainable consumption policy, by 2025 man will be consuming 90% of all freshwater reserves. Using rainwater is an important action for conscious consumption. In view, this work aims to implement a system of reuse of rainwater using the technique of First Flush, capturing the water of the coverage of Block a of Faculdade Estácio São Luís, aiming to reuse for washes and discharges based on NBR 15527/2007. The implementation of the system was based on the average of the pluviometric indexes for the year 2017 collected from the National Institute of Meteorology (INMET) database. The methods used for the design of the reservoirs were the practical methods (Brazilian, English, German and Australian), the Rippl method and the Gasparoto method and Grings. In addition, microbiological tests were performed to determine the best use for this. Finally, in addition to the sustainable role, this project aims at a reduction in the cost of drinking water consumption, presenting a financial forecast for execution and the cost-benefit ratio.

KEYWORDS: Water. Reuse. Economy. Sustainability.

1 INTRODUÇÃO

A água é um recurso de extrema importância para a vida na Terra. É essencial para a sobrevivência animal e vegetal.

De acordo com os dados da Unicef (Fundo da Nações Unidas para a Infância) e da OMS (Organização Mundial da Saúde), metade da população (2,6 bilhões de pessoas) não possuem saneamento básico e 1 a cada 6 pessoas (1,1 bilhão de pessoas) não possui sistema de abastecimento de água. [6]

Mesmo em países como o Brasil que possui um amplo estoque de recursos hídricos, essa ameaça não está descartada e esses problemas variam de região para região. Principalmente porque a distribuição dessa água não ocorre de forma uniforme e em alguns casos também não é proporcional a densidade demográfica da região.

FIGURA 01 – DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO MUNDO

FONTE: Plano Nacional de Recursos Hídricos – Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente

Segundo a Unesco, na América do Sul encontra-se 26% do total de água doce disponível no planeta e apenas 6% da população mundial, enquanto o continente asiático possui 36% do total de água e abriga 60% da população mundial. [6]

Além da irregularidade na distribuição populacional, o consumo diário varia muito de cada país e está relacionado diretamente com o nível de desenvolvimento local. Por exemplo, uma pessoa para realizar rotinas básicas como tomar banho, escovar os dentes, cozinhar etc, precisa de no mínimo de 40 litros de água por dia. De acordo com a ONU, na Europa o consumo é em média de 150 litros por dia e essa região possui apenas 8% da reserva de água doce mundial. Já a Índia consome em média apenas 25 litros por dia. [6]

Estudos realizados pela UNESCO afirmam que com esse crescimento demográfico acelerado, sem uma política de consumo sustentável, quando atingirmos o anos de 2025 o consumo de água pelo homem chegará a 90% do total da reserva de água doce e o restante ficará para os demais seres vivos. Comprometendo de forma radical a vida na Terra.

Em se tratando de Brasil, que é o quinto país no mundo tanto em população quanto em extensão territorial, é um lugar privilegiado em recursos hídricos, porém sua distribuição também não é uniforme. Um exemplo disso é que, 73% da água doce do país encontram-se na bacia Amazônica. Os dados abaixo fazem um resumo geral da distribuição da água no país e sua densidade demográfica. [6]

FIGURA 02 – DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA POR REGIÕES

FONTE: SIH/Aneel 1999 * ibge, 1996. ** Produção hídrica brasileira

Com essa problemática de má distribuição de recursos hídricos, o Brasil ainda possui um elevado índice de desperdício de água. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, esse percentual pode variar de 20% a 60%. Essa taxa está relacionada apenas a perde de água durante a distribuição das redes de abastecimento, ou seja, vazamentos, rompimentos entre outros problemas que podem ocorrer. Sem contar com os desperdícios que ocorrem no banho demorado, na torneira esquecida aberta, na lavagem de calçadas e carros etc.

Outro índice alarmante é sobre a região Norte e Nordeste. Segundo a ANA (Agência Nacional de Águas), as taxas de desperdício são de 50,8% a 45% respectivamente. Já no Maranhão esse índice varia entre 30% a 40%.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com