TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reaproveitamento Àgua de Chuva

Por:   •  23/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Uso eficiente da água

Reaproveitamento de agua de chuva

O reaproveitamento da água da chuva é uma solução de abastecimento, que pode ser utilizado tanto nas regiões de seca, como em locais de maior infraestrutura, a fim de diminuir os gastos com a conta de água. Além dos benefícios citados, a captação da água da chuva ainda contribui para amenizar os efeitos da falta de área permeável nas grandes cidades, que provocam enchentes e inundações nos períodos de chuvas intensas.

O sistema  captação  para irrigação dos jardins das casas, será feito através da Cisterna Tecnotri, Kit reúso de Água, é um reservatório de água para captação e armazenamento de água das chuvas e também água potável. Disponivel na capacidade de 600 L, 1000 L e 1050 listros, não precisa ser enterrada. Sua estrutura vertical permite a configuração e conexão em módulos, ampliando a reserva de água de acordo com a necessidade, compacta e modular ideal para pequenos espaços.

 Instalada diretamente na calha, conforme ilustra as figuras abaixo:

[pic 1]    [pic 2]

Figura 1: Cisterna vertical                                                          Figura 1: Funcionamento da cisterna vertical

        

1 – Cisterna Modular de 600 ou 1000 L, com 5 saídas frontais de água

2 – Smart filtro composto com filtro antifolhas, decanter, filtro fino e filtro clorador

3 – Tampa de inspeção superior

4 – Saida de água, com tela protetora anti mosquito e ligação para segundo tanque

5 – Torneira 1/2”

6 – registro esfera 1⁄2” e  bico engate rápido

A localização da cisterna conforme o croqui abaixo:

[pic 3]

Figura 1:  Croqui de localização da cisterna na planta baixa

O sistema  captação  para irrigação dos jardins da área comum, será feito através do reuso de águas cinzas das casas do condomínio, esta água representa em torno 50% a 80% do esgoto residencial. O reúso de água cinza é o reaproveitamento das águas servidas de lavatórios, chuveiros e máquinas de lavar roupas  com um tratamento adequado e uma redistribuição para descargas, rega de jardins, lavagem de piso e outras atividades que podem ser

feitas sem necessitar de água potável. Um projeto de reaproveitamento de água cinza resulta em economia de água potável e menor produção de esgoto sanitário nas edificações.No condomínio o sistema de captação consitirá em captar as águas servidas dos chuveiros e maquinas de lavar roupas das repectivas casas, onde será implantado abaixo do solo  situado na área comum. O sistema irá funcionar conforme a figura abaixo.

[pic 4]Figura 1: Sistema captação de água cinza

1º - A caixa de sabão possui a função de reter o sabão, provenientes das águas cinzas das maquinas de lavar roupas e os ralos dos chuveiros, por  meio da suspensão forçada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (340.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com