TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reaproveitamento da Água da Chuva

Por:   •  17/7/2015  •  Abstract  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

SENAC
PROJETO MEIO AMBIENTE

 Reaproveitamento da Água da Chuva

O Projeto Reaproveitamento de Água da Chuva tem o objetivo de construir/instalar uma cisterna com capacidade de 5000L de água. Temos ao lado de um dos prédios, uma quadra de peteca, e do outro lado, um espaço aberto, com um amplo telhado onde serão instaladas as calhas para coleta da água da chuva. A água será armazenada em um reservatório que poderá ser instalado no subsolo ou no térreo.

Reaproveitando a água da chuva nós estaremos solucionando um problema crônico atual, que é a escassez de agua. Estamos com extrema necessidade de colocar esse projeto em andamento uma vez que desenvolvemos outro projeto “Horta Orgânica na Escola”, projeto esse que vem trazendo ótimos resultados tanto na aprendizagem dos alunos como na produção de hortaliças para degustação junto à merenda escolar em várias outras escolas.

Essa parte do projeto está voltada a desenvolver os princípios da sustentabilidade. Por isso, trabalhamos para salientar a importância da sintonia para o bom funcionamento de todo o ecossistema e a valorização da vida na Terra. A água é essencial para a sobrevivência da vida no planeta. Devido a uma série de fatores, a oferta da água está diminuindo. Precisamos desenvolver ações sustentáveis para minimizar problemas ambientais. O reaproveitamento da água da chuva é uma ação sustentável e possível de ser feita com um custo razoável.

Criação da Horta Orgânica na Escola

A alimentação escolar é um direito de todos os estudantes, e com o projeto horta escola, nós buscamos valorizar o meio ambiente, propondo pequenas mudanças ao longo de processo educativo com implantação da educação ambiental envolvendo os alunos do Colégio Ordem e Progresso.

O plantio de sementes e da horta como meios de conhecimento e aprendizado para alunos e colaboradores, proporcionando pequenas mudanças de hábitos ao longo desse projeto, tornando-se “habito saudável ao seu dia a dia”, utilizando o reaproveitamento, reciclagem e a redução de materiais utilizados. As principais atividades desenvolvidas dentro da escola, envolvendo a horta no trabalho de educação ambiental e alimentar, foram; conhecimento, cultivo e consumo de diversas plantas (hortaliça, grãos e raízes); reciclagem de resíduos sólidos (compostagem, coleta seletiva e oficinas de reciclagem artística); oficinas culinárias com a utilização dos alimentos colhidos na horta.

Meta de Xerox

        Como aluna do Colégio Ordem e Progresso, observo que os professores da escola distribuem uma grande quantidade de xerox por alunos. Conversando com outros alunos de outras escolas que estão comigo no curso, chegamos a conclusão que este numero pode ser diminuído.

        No documento entregue da escola para o curso, verificamos que a escola usa 60000 copias/mês de xerox.

        Após uma conversa, sugerimos que cada professor imprima somente 40 copias de cada folha, e oriente os alunos a usa-la e devolve-la ao final do horário. Assim teria um corte de cerca de cinquenta por cento no uso de papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com