TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECICLAGEM EMPREGADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

A RECICLAGEM EMPREGADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

INTRODUÇÃO

A construção civil afeta o meio ambiente, através da extração de materiais, como: areia, cal, ferro, alumínio, madeira, água potável e também o entulho, que é o resultado das sobras, dos desperdícios de materiais de construção em uma obra, que pode ser de demolição, pavimentação ou construção de casa, muro ou de um prédio. Com isto, novas opções estão sendo criadas, entre elas: a reciclagem (PAIVA; RIBEIRO, 2016).

Os produtos e serviços de uma organização ou empresa, quando interagem com o meio ambiente, torna-se um aspecto ambiental que pode causar interferências de maneira positiva ou negativa, gerando impacto ambiental, a reciclagem pode minimizar esse impacto de forma positiva (SOUZA; VICENZI, 2016).

a reciclagem de resíduos de construção encontra-se em estágio relativamente avançado. Há um estudo dos resíduos de construção, seja no aspecto de redução de sua geração durante a atividade de construção, políticas públicas para o manuseio dos resíduos e ainda tecnologias para a reciclagem, que cada vez mais pode usada. Diversos municípios brasileiros já operam com sucesso centrais de reciclagem do resíduo de construção e demolição, produzindo agregados utilizados predominantemente como sub-base de pavimentação (JOHN; AGOPYAN, 2016).

Metodologia

esse trabalho foi produzido basicamente a partir de artigos científicos voltados ao assunto de reciclagem e seu emprego na construção civil, como também a leitura de livros e a visualização de sites informativos.

RESULTADOS

A politica de apenas tratar o lixo, com o pensamento de que a natureza é fonte inesgotável de recursos, esta sendo aos poucos substituída por um modelo baseado em ciclos de vida de produtos e a integração da gestão de resíduos (ZANIN; MANCINI, 2015).

Mesmo reduzindo os resíduos gerados durante a produção e o pós-consumo, o resíduo será gerado. O final desse ciclo produtivo, gerando novos produtos a partir da reciclagem, é uma alternativa insubstituível (DIAS, 2007).

Entre 2009 e 2012, o número de prédios no Brasil que adquiriram certificação verde cresceu 412%. Já somos, o quarto pais com mais obras certificadas pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para as edificações, possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações (AS BOAS NOVAS,2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com