TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Seleção e recrutamento da Empresa

Tese: Processo de Seleção e recrutamento da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  Tese  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 3

Processo de Seleção e recrutamento da Empresa

De um recrutamento feito de forma satisfatória, depende o sucesso do processo produtivo.

Sabemos que a produtividade da empresa depende das pessoas, por isso combinar os colaboradores de uma empresa com as funções para as quais melhor se habilitam é muito importante para o para o bom andamento da organização.

O recrutamento poderá se utilizar de todos os meios possíveis para atingir, e atrair a mão-de-obra necessária e adequada para empresa.

Este processo deverá sempre ser executado por profissionais experientes na área.

Os meios de recrutamento utilizados são:

• Anúncios em jornais;

• Anúncios em faculdades e universidades;

• Anúncios em sites;

• Indicações;

• Intercâmbio com outras empresas;

• Banco de dados próprio;

• Agência e consultorias;

• E outros...

Para integrar o quadro funcional de uma empresa, o candidato passa por um "processo seletivo" constituído de entrevistas, preenchimentos de formulários para proposta de emprego, testes práticos, dinâmicas, testes psicológicos, exame médico etc...

O perfil e a exigência dos candidatos são estabelecidos de acordo com as especificações necessárias para o cargo que a empresa está criando ou abrindo seleção. Sendo assim, para selecionar o candidato a área de gestão de pessoas verifica junto ao setor que está necessitando do profissional quais as habilidades e formação necessária, e a partir daí estabelece os critérios para o preenchimento da vaga.

A análise do currículo é o passo inicial desse processo e é utilizado para se obter as primeiras impressões e informações sobre o candidato, observando também suas competências e evolução profissional os motivos para mudança de emprego, experiência prática; vontade de aceitar novos desafios, etc...

Depois de selecionados os currículos o próximo passo será a entrevista, nessa etapa o objetivo é conhecer mais profundamente o perfil do candidato, procurando identificar se as haiblidades e conhecimentos estão de acordo com os interesses e a estratégia da organização, os motivos que o levaram a sair do emprego anterior; relacionamento com os colegas e a chefia; sua estrutura familiar; interesses pessoais, relacionamentos sociais; projeto de vida, e planos para o futuro.

Outra técnica que pode auxiliar o selecionador nessa tarefa é a prova de conhecimentos, que busca avaliar os conhecimentos específicos sobre o cargo que o candidato detém, assim como conhecimentos gerais. As provas subjetivas permitem avaliar não somente o conhecimento do candidato sobre os assuntos relacionados ao cargo, mas a sua capacidade de expressão, objetividade, senso crítico e segurança.

Os testes psicológicos, são utilizados para identificar aptidões dos candidatos, e analisar a personalidade, o potencial intelectual e habilidades específicas, como raciocínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com