TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos. Profissional

Tese: Recursos Humanos. Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  Tese  •  5.081 Palavras (21 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 21

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Professor EAD: Maria Rosemeire Farias

Professor Tutor Presencial: Maria Alice Andietta

Professor Tutor a Distância: Ricardo Andrade Marcondes

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação, Tecnologia em (curso) da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Técnica de Administração de Pessoal.

Sorocaba/SP

2013

Resumo

A estrutura organizacional de uma empresa é realizada pelo departamento de pessoal, e algumas empresas pequenas são realizadas por escritórios de contabilidade, em todos outros setores a administração pessoal é imprescindível para o funcionamento dos negócios.

A administração pessoal tem como funções, as atividades de admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação e até desligamento.

Todos estes meios são realizados com objetivo de ter uma Mão de obra qualificada e apta pra atingir os resultados, isso significa lucro para o empregador. As informações e cálculos de salários, remunerações, benefícios, faltas, atrasos, saídas, tarefas, contribuições sindicais entre outros são realizados pela administração pessoal diariamente.

Súmario

Página

Introdução........................................................................................................................05

1. Plano de Trabalho........................................................................................06 a 18

2. Anexos.........................................................................................................19 a 36

3. Conclusões Finais................................................................................................37

Referencias Bibliográficas...............................................................................................38

Introdução

A missão do chamado Recursos Humanos é disseminar o conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver organização e pessoas, incentivando a melhoria da condição social, política e econômica do país.

O profissional de Recursos Humanos é aquele que, recruta (contrata), seleciona, encaminha para o treinamento para dar às informações básicas da empresa, cuidam de pagamentos, descontos se necessário, cuida de tudo que é relacionado ao funcionário. É um profissional que cuida de todos os benefícios que o funcionário tem e procura melhorar a satisfação do trabalhador no sentido beneficio (salário, cesta básica, convenio medico etc...) ele também auxilia no bem estar do local do trabalhador. E com o empresário ele ajuda na defesa quando necessário (exemplo quando se trata de acordo sindicais defende seus direitos de empresário). Incentiva, motiva e descobre talentos, realiza estratégias em resultados, apresenta proposta de melhorias organizacionais. O profissional precisar ter algumas habilidades, espírito inovador, facilidade na comunicação, visão estratégica, foco nos resultados, flexibilidade entre outras características.

O Profissional deve estar à frente de todos os processos da empresa, participar de projetos estratégias, de reuniões, deve ter atitudes estratégicas.

O Profissional de Departamento De Pessoal.

São pessoas que iniciaram sua carreira, nas áreas administrativas ou contábeis, e em consequência acabam se identificando e gostando da profissão, mesmo sendo pouco reconhecida e alvo de muitas críticas. Este profissional consegue gerenciar conflitos, ter uma visão global do ambiente de trabalho, e sempre visa no bem-estar e desenvolvimento dos trabalhadores da empresa, apoiando todos os níveis de cargos dentro desta, ou seja, valoriza todas as competências profissionais.

1. Plano de Trabalho

Documentação necessária para admissão de funcionário.

No Artigo 442 da CLT: O contrato de trabalho e individual e é um acordo expresso entre as partes, não basta só o registro na CTPS, mas indispensável é o contrato de trabalho que estabelece os direitos e obrigações de ambos os lados, e um contrato bilateral de livre manifestação de vontade das partes. A prestação de serviços fica condicionada a um salário.

O empregado tem que ser registrado desde o primeiro dia de trabalho, caso isso não aconteça esta sujeita a sanções decorrentes a penalidades vistas em lei. É de suma importância que empregador garanta-se com contratos previamente revisados por advogados, e fundamental que empregado esteja devidamente com todos os documentos listados abaixo para que aja um consenso bilateral para uma boa contratação garantia em Lei.

Os Documentos exibidos na contratação são: Solicitação de emprego devidamente preenchida: a solicitação de emprego é o documento pelo qual uma pessoa se apresenta a uma determinada empresa ou entidade colocando-se à disposição para o preenchimento de uma vaga de trabalho.

• Carteira de trabalho original: é um documento obrigatório para quem venha a prestar algum tipo de serviço profissional no Brasil.

• Cédula de Identidade RG: também conhecida popularmente por carteira de identidade ou RG (de Registro Geral), é o documento nacional de identificação civil no Brasil.

• CPF: é o registro de um cidadão na Receita Federal brasileira no qual devem estar todos os contribuintes (pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras com negócios no Brasil).

• PIS: O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição social de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

• Título de Eleitor: o documento que comprova que um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com