TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carreira Do Profissional De Recursos Humanos

Casos: A Carreira Do Profissional De Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINSTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

João Monlevade

2014

A carreira do profissional de recursos humanos

Normalmente, um texto que examine a carreira do profissional de recursos humanos procuraria adotar uma abordagem histórica investigando as posições desses profissionais no campo administrativo e sua evolução. Procuramos apresentar proposta de educação corporativa como aquela que melhor se ajusta à busca de qualificação associada a resultados.

O desenho organizacional vem atuar de forma responsável nos processos de RH, e ele tem um ilustre representante em Henry Mintnzberg. O modelo de organização considerado burocrático teve ênfase nos primeiros anos da industrialização, pois, com seus diversos níveis de autoridade gerencial, responderam eficientemente às necessidades da gestão das empresas públicas e privadas.

Com a rápida mudança do ambiente dos negócios, graças à globalização tornou-se maior a flexibilização das estruturas organizacionais.

A necessidade de diferenciação e integração mais eficazes decorreu do surgimento de novos imperativos para fluxo de atividades em organização.

O resultado da ação simultânea de diversos arranjos foi o caos construído e permanecendo esses arranjos, nenhum tratamento de RH poderá produzir efeitos duradouros. Se o profissional de recursos humanos não estiver envolvido na análise dos arranjos organizacionais, não terá condições de desempenhar suas funções.

Deve-se observar os graus de diferenciação e integração do ambiente como: tecnologia, infraestrutura econômica, divisão do trabalho e integração do trabalho social dividido. E com base nessas análises é que se pode decidir que processos de e gestão de pessoas e equipes podem ser utilizados para melhorar o desempenho de pessoas, equipes e organização.

Gestão por competência

A gestão por competência desloca o foco da gestão de pessoas praticado nas empresas e coordenado pelas áreas de RH. O comprometimento dos indivíduos com os resultados das organizações desafiadas por este contexto exige um novo perfil das pessoas e, um novo perfil dos profissionais de recursos humanos.

As competências nas empresas envolvem desde suas intenções estratégicas ate o desenvolvimento de cada colaborador, sempre com o objetivo de obter resultados. Para criar valor e obter resultados, o foco inicial está na participação e no conhecimento da missão, dos objetivos estratégicos e das metas do negócio.

Compõem as competências individuas:

Qualificação, capacidade, habilidade e atitudes postas em prática.

Após a identificação e o diagnostico, essas competências deverão ser mapeados quanto ao desenvolvimento e analisados os gaps entre o perfil de competência existente e o desejado. Alguns princípios podem ser adotados, como: comportamentos mensuráveis e observáveis, agrupamento de semelhanças, evitar características de personalidades, definir níveis de excelência.

A atuação do profissional de recursos humanos nunca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com