TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Profissional De Recursos Humanos

Monografias: A Importância Do Profissional De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância do Profissional de Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos exige um profissional de RH com as competências necessárias para o cargo, além de um comprometimento complexo, pois a princípio, o conhecimento em aspectos burocráticos tais como: folha de pagamento, benefícios, recrutamento e seleção, talvez fossem a única tarefa dentro das empresas. Entretanto, atualmente, esse profissional precisa ampliar os seus conhecimentos visando a empresa como um processo global.

O profissional de RH tem o dever de coordenar e desenvolver atividades que auxilie para o bem-estar e da qualidade de vida do funcionário e da instituição, acompanhando de perto os cumprimentos dos direitos trabalhistas, como pagamentos, benefícios, ressarcimentos e deveres de um colaborador.

Exige também atitudes e habilidades para auxiliar no cotidiano das organizações. Comunicação, posicionamento, pensamento estratégico são palavras que ligam a personalidade do profissional de RH ao funcionário e como consequência até a empresa, pois é necessário saber negociar, e ter a capacidade de enxergar de forma ampla a empresa.

As empresas buscam profissionais que tenham iniciativa, conhecimento e negociação, pois serão trabalhadas no cotidiano. Para uma estratégia positiva na área de RH, o profissional deve conhecer não somente a sua área, mas é necessário compreender os conceitos de outros setores da empresa, passando pelas áreas operacionais até as de alto nível, pois a comunicação com outras áreas será mais vantajosa para saber o que realmente necessitam, argumentando as suas necessidades e sugestões que solucionem de forma rápida e de forma precisa. Ser estratégico é ter um posicionamento coerente e participativo proporcionando as melhorias para os colaboradores e consequentemente a organização, buscando a otimização dos resultados através da gestão de pessoas.

Para isso, o profissional precisa inspirar seus colaboradores, visando a motivação de todos; ser ético; conhecer e seguir a missão e os valores de sua companhia; ser proativo com todos; etc.

Acreditamos que o gerente de RH numa companhia tem uma participação essencial e imprescindível para o bem-estar de seus colaboradores e para a companhia, deste modo, devem participar efetivamente na tomada de decisão.

“[...] As lideranças devem obter para as organizações três coisas: primeiro a visão, a orientação, um sentido de direção; em segundo lugar, a vinculação das pessoas a essa orientação nos níveis de motivação suficientes; e, por fim, a capacidade para mudar [...]” (LONGO, Francisco. 2013, www.enap.gov.br)

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »