TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede Logística da Empresa

Tese: Rede Logística da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Tese  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Este caso apresenta uma empresa do setor de alimentos que busca, em razão do seu crescimento, redesenhar suas operações logísticas na tentativa de reduzir seus custos logísticos e, acima de tudo, fornecer aos seus clientes um serviço de melhor qualidade. Em geral, a cadeia de suprimentos é definida como o conjunto de atividades e o fluxo de mercadorias desde a fonte de matéria-prima até o consumidor final na ponta da cadeia. Há a necessidade de se considerar nesta definição o fluxo contrário das informações e das próprias mercadorias às suas origens em certas condições especiais, tais como, produtos avariados ou rejeitados. Esta ampla visão permite enxergar as sinergias existentes entre os vários elos da cadeia. Com o movimento de globalização e conseqüente aumento da concorrência, as empresas se viram obrigadas a buscar saídas para se tornarem cada vez mais competitivas. Assim, atualmente a competição está ocorrendo no nível das cadeias produtivas, ou seja, entre diferentes cadeias produtivas. Cada vez mais a busca por eficiência de uma cadeia produtiva tem como pré-requisito a alta qualidade dos serviços prestados ao cliente final. No entanto, para atingir plenamente estes objetivos, é fundamental que exista um alto nível de integração e coordenação entre os processos logísticos de empresas de uma mesma cadeia de suprimento. As empresas estão se conscientizando de que não é possível atender às exigências de serviço dos clientes e, simultaneamente, cumprir com os objetivos de custo da empresa, sem trabalhar de forma coordenada e integrada com outros participantes da cadeia de suprimento.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Empresa - Boibom Carnes Ltda Endereço - Rua Nelore, 200 – Cabo Frio CEP 28 900 000 Segmento - Frigorífico Porte - Pequeno Porte Missão - Distribuir produtos de qualidade, com excelência no atendimento e satisfação do cliente Visão - Ser uma empresa de distribuição de alimentos referência na comercialização de produtos de qualidade, dentro dos melhores padrões de higiene e armazenamento. Valores - Ética, Comprometimento, Responsabilidade Social, Melhoria Contínua e Sustentabilidade.

Produto Comercializado – Carne Bovina

Público Alvo – Todos

Contato na Empresa – Jose Paulo Coutinho – Gerente de Logística

Rede Logística da Empresa

O mercado de carnes está cada vez mais competitivo e complexo no que se refere ao ciclo de vida e do tempo de prateleira do produto final, além do rigoroso controle higiênico – sanitário e da demanda por diversificação e agregação de valor. Contudo nota-se que a maior parte dos matadouros frigoríficos brasileiros não se encontra em adequadas condições de abate. O histórico da empresa afetam de forma positiva ou negativa os custos de outras empresas da cadeia de suprimento. Neste sentido, a logística representa um fator chave para a sobrevivência das empresas no mercado. Determinar o nível de serviço que será oferecido, localizar instalações, estoques e transportes são elementos primordiais para operação eficiente de qualquer sistema logístico. As decisões tomadas referentes a estes elementos impactam a rentabilidade, o fluxo de caixa e o retorno sobre o investimento da empresa. Com experiência no ramo de distribuição de carnes e alimentos frigorificados há mais de 30 anos, um grupo de empresários comanda, hoje, a Empresa Boibom. A empresa atua com quadro de funcionários e frota próprios, não adotando o sistema de terceirização na operação logística. São 260 colaboradores, 32 caminhões frigorificados, 6 motos com carreta isotérmica que auxiliam em uma entrega mais ágil e rápida de seus produtos e toda a estrutura operacional informatizada. Posicionada com destaque em seu segmento no estado do Rio de Janeiro, a Boibom abrange a Região dos Lagos, Região Serrana, Região Norte/Noroeste, além de atender as cidades de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro e segue com o propósito de ser a melhor empresa de distribuição de alimentos do estado, tornando-se referência por comercializar produtos seguros e de alta qualidade.

Certos de que sua marca é sinônimo de valor, a empresa investe continuamente no desenvolvimento e implantação de bons produtos com a mesma qualidade e excelência, que já são um sucesso de vendas!

Dentro dos preceitos de modernidade e transparência buscam, diuturnamente, o crescimento sustentável da empresa em parceria com fornecedores, funcionários e clientes. A Boibom tem no sistema logístico um de seus principais apoios para avançar no mercado. A estrutura logística disponível permite a entrega de qualquer produto, em apenas 24 horas. Sua frota de veículos é própria. Deve-se destacar o trabalho de integração da Boibom com seus produtores. Estes produtores, que também trabalham em regime de exclusividade, recebem apoio total da Boibom, que oferece garantia de compra de toda a produção de seus parceiros, colocando a disposição assistência necessária para assegurar ganhos de produtividade e qualidade na criação de bovinos nas propriedades rurais. Esta proximidade, com fornecedores, permite uma maior padronização e controle de sua matéria prima. Com isto, consegue-se controlar melhor o nível de estoque em toda cadeia produtiva.

A figura abaixo mostra a cadeia de suprimentos da Boibom

Além destas características, outros fatores levaram a Boibom a repensar sua estratégia de operações logísticas conforme explica seu gerente de logística. " Outros fatores nos levam a reformular nossas operações logísticas: a nova filial em Araruama, que somou à empresa uma nova unidade; o crescimento das vendas da boibom no último ano; e a estratégia de lançamento de novos produtos (aumentando o mix de produtos), bastante agressiva no último ano.

"A qualidade do serviço é fundamental para a estratégia da Boibom", confirma novamente seu gerente de logística. Quando se pensa no cálculo do fluxo de caixa de uma empresa, em especial de uma grande empresa em operação, pode-se imaginar quão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com