TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização Das Redes Sociais Pelas Empresas

Ensaios: Utilização Das Redes Sociais Pelas Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho tem como tema: “A utilização das Redes Sociais pelas Empresas”.

O nosso estudo focou a utilização feita pelo Guaraná Antarctica.

A empresa

O Guaraná Antarctica pertence à AmBev, é uma marca autenticamente brasileira. Produzido com base no fruto de guaraná, o refrigerante tem sabor único e original, preservando sua fórmula secreta desde 1921, quando foi lançado nos pais.

Hoje, o Guaraná Antarctica é o refrigerante lide absoluto no segmento guaraná, com 43% de participação de mercado no Brasil. É distribuído em cerca de 1 milhão de pontos de venda em todo pais.

As redes Sociais

As Redes Sociais é um dos canais de comunicação que o Guaraná Antarctica tem apostado alto, como forma de estreitar o relacionamento com seu público-alvo, que são jovens de 18 a 24 anos.

Para promover ações inovadoras com potencial de grande repercussão, o desenvolvimento de aplicativos é quase uma regra. “Eles aumentam a qualidade do engajamento”. Mas não são tão baratos quanto se possa imaginar. Pode chegar à casa dos milhões.

Quando a comparado o montante ao investimento feito em uma campanha de publicidade na televisão, as redes sociais apresentam vantagens financeiras, pois a Televisão além do custo de produção tem que comprar o espaço de veiculação.

Outra vantagem das redes sociais é o tempo de planejamento. Nas campanhas de publicidade pode demorar seis meses ou mais para se chegar a um resultado criativo, na web os prazos são menores – pode levar um mês ou até menos, sem contar as ações mais simples, como perguntas e enquetes, que podem ser feitas com frequência.

O resultado e a agilidade em promover as ações, fizeram com que a web se tornasse o segundo maior investimento publicitário do Guaraná Antarctica. Nesta briga, quem ainda ganha é a televisão. Mesmo com todas as vantagens de investimentos em plataformas digitais, ela ainda compensa.

Maior Fan Page de marca no Pais

Em agosto de 2011, Guaraná Antarctica foi a primeira marca brasileira a atingir um milhão de fãs no Facebook, voltando a ser pioneira em maio de 2012, quando atingiu a marca dos cinco milhões de seguidores. Em menos de um ano depois deste marco, os fãs do Guaraná Antarctica já passam dos 10 milhões, consolidando a fan page como a maior do Brasil. A página tem atualmente uma dos maiores graus de engajamento das páginas brasileiras, muito acima da média. A inovação em ações no ambiente digital, que é característico da marca, é evidenciado na aposta em uma série de outras ativações e guerrilhas ao longo do ano no Twitter, Youtube e Facebook.

Qual a formula do sucesso

O sucesso da Fan Page está ligado diretamente ao perfil de Guaraná Antarctica, uma marca que aposta na relação de proximidade com os jovens, contagiando os consumidores com ações inovadoras e diferentes, as quais merecem destaque:

 Em 2011, utilizaram o dia 1º de abril, popularmente conhecido como o dia da mentira, para transformar a lenda urbana em fato real, com a campanha da troca de “mil latinhas de guaraná, por uma cadeira rodas”. Resultado: 52.000 cliques no “gostei” no youtube, 50 cadeiras de rodas.

 No inicio de 2012, criou um carro movido a interações no Facebook (fruto de um aplicativo personalizado), Para que um grupo de amigos chegasse a Salvador para pular o Carnaval com a cantora Claudia Leite, os fãs da marca no Facebook precisavam “curtir” a página da ação ou fazer comentários. Cada “curtir” equivalia a dez metros e cada comentário fazia o carro andar 20 metros. O veículo só andava se recebesse a quantidade exigida de “curtir”. Um tablet acoplado ao painel do carro recebia as informações em tempo real. Se o engajamento necessário para o trecho diário não fosse alcançado, ele parava de funcionar.

Resultado: mais de 220 mil interações, que premiou o trio de amigos que viajou de São Paulo a Salvador (2,2 mil km).

Essas ações não buscam novos fãs. A estratégia é aproximar a marca ainda mais dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com