TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS NAS EMPRESAS

Por:   •  9/8/2016  •  Artigo  •  4.357 Palavras (18 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 18

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL PELAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

ALVES, João Roberto[1]

VICENTE, Jones Ferreira[2]

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo projetar num primeiro plano, uma exigência no cenário corporativo, que é a importância da comunicação feita de maneira eficaz nas empresas, tanto em seu ambiente interno que está relacionado aos seus colaboradores, quanto no ambiente externo que abrange seus clientes, parceiros e concorrentes. O seu conteúdo está totalmente focado num dos maiores fenômenos ligados diretamente na constante evolução tecnológica, as “Redes Sociais”, que são poderosíssimas ferramentas utilizadas por muitas empresas que visam uma comunicação dinâmica, rápida e precisa, exposição para milhões de usuários em nível global, divulgação de seus produtos e sua marca, estreitamento de suas relações com clientes e fornecedores, com baixíssimo custo ou até gratuitamente. Diante dessas possibilidades, se faz necessário mencionar quais são as principais Redes Sociais e suas aplicabilidades, no caso, o Facebook, que se trata da Rede Social mais utilizada no Brasil; o Linkedin, que é totalmente voltado para o Networking; e, o YouTube e Twiter, que também possuem sua importância dentro do âmbito corporativo. Também foi necessário mostrar que como tudo que é bom, tem seu lado ruim, ou seja, as desvantagens que as Redes Sociais oferecem as empresas, quando o seu colaborador não a utiliza da forma correta, comprometendo seu desempenho e produtividade, colocando em risco a imagem e Política de Segurança da empresa e, com isso fazendo com que haja uma Política de uso da internet ou até o monitoramento através de softwares especializados.

Palavras-chave: Comunicação. Corporativa. Redes Sociais. Vantagens. Desvantagens.

1. INTRODUÇÃO

A Comunicação Empresarial Organizacional, Corporativa ou Institucional é uma atividade estratégica dentro da empresa que visa fortalecer a imagem desta diante dos seus públicos de interesse como fica claro nas palavras de Vieira (2004).

A Comunicação serve para que as pessoas se relacionem entre si, transformando-se mutuamente e a realidade que as rodeia. Sem a comunicação cada pessoa seria um mundo fechado em si mesmo. Pela comunicação as pessoas compartilham experiências, ideias e sentimentos (Bordenave, 1997. p.36).

Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento usada no âmbito de uma empresa com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos. Este conceito tem vindo a sofrer alterações nos últimos anos, causadas por mudanças nos públicos-alvo, na concorrência cada vez mais forte, e na existência das novas tecnologias (Ferreira, 2016).

Diante destes conceitos, podemos afirmar que a comunicação tem fundamental importância na vida das pessoas, pois a aversão acaba determinando seu valor social e principalmente profissional, fazendo com que essa prática o torne uma pessoa comum ou insignificante em ambos os ambientes. Essa teoria aplica-se também às Empresas, que sem visibilidade perdem a competitividade.

Um jargão usado na década de 80 num programa de TV já dizia, “Quem não se comunica se Trumbica”, ou seja, “se dá mal” (Dicionário Michaelis). Na atualidade, com o constante avanço tecnológico, essa teoria ou jargão, ganhou mais impacto, pois se há décadas essa frase já soava como um alerta para os profissionais e empresas que buscavam conquistar seu espaço, hoje então, é impossível não se comunicar diante de tantas opções tecnológicas, tendo como principais as “Redes Sociais” ou “Mídias Sociais”, as quais são classificadas como ferramentas de Comunicação Virtual e que atingem um nível global, sendo imprescindíveis e indispensáveis para qualquer colaborador e para o sucesso das empresas.

Mas afinal, o que são redes sociais? E qual o termo correto, redes sociais ou mídias sociais? Segundo OLIVIERI (2003), “as Redes Sociais correspondem a um sistema estrutural de influência nas organizações com potencial de envolvimento de pessoas e instituições de modo participativos, dinâmicos e democráticos, decorrentes de propósitos, valores e objetivos comuns”. Percebemos que esta definição não menciona ou se relaciona com a tecnologia da informação, trata-se de um relacionamento dentro de um grupo pré-definido. Já na visão de Nogueira (2010), “as Redes Sociais são o meio onde as pessoas reúnem-se por afinidades com objetivos em comum, sem barreiras geográficas e fazendo conexões com dezenas, centenas e milhares de pessoas conhecidas ou não”. Já neste caso, percebemos que envolve também pessoas que não fazem parte de seu microcosmo e macrocosmo, sociologicamente falando. Portanto, esse conceito está de certa forma associado à Tecnologia da Informação. Porém ainda existe uma dúvida quanto ao termo correto, “Rede Social ou Mídia social”?

A pesquisadora brasileira da área de Ciências Humanas e Sociais, Raquel Recuero, em seu artigo Mídia x Rede Social, teve uma conotação diferenciada para as duas expressões.

Primeiramente, para mim, rede e mídia social são coisas diferentes. As redes sociais são metáforas para os grupos sociais. Já a "mídia social" (sem entrar, aqui, no mérito do termo), é um conjunto de dinâmicas da rede social. Explico: são as dinâmicas de criação de conteúdo, difusão de informação e trocas dentro dos grupos sociais estabelecidas nas plataformas online (como sites de rede social) que caracterizam aquilo que chamamos hoje de mídia social. São as ações que emergem dentro das redes sociais, pela interação entre as pessoas, com base no capital social construído e percebido que vão iniciar movimentos de difusão de informações, construção e compartilhamento de conteúdo, mobilização e ação social. (Recuero, 2010).

Apesar da visão de Raquel Recuero parecer mais sensata, utilizaremos o termo “Rede Social” na confecção deste artigo, devido a ser um termo corriqueiro nos resultado de pesquisas do Google e utilizado por praticamente a maioria dos usuários.

Diante do que precede, a Fundamentação Teórica abordará as vantagens que as redes sociais oferecem às empresas, as principais redes sociais digitais da atualidade, suas desvantagens e como controlá-las.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com