TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reeducação alimentar – Alimentação saudável

Tese: Reeducação alimentar – Alimentação saudável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Reeducação alimentar – Alimentação saudável

Atualmente fala-se muito em alimentação e qualidade de vida e, a partir do momento em que se leva essa informação para a empresa, o colaborador começa a se conscientizar sobre a importância do assunto. Através de uma Alimentação Saudável pode-se evitar doenças e complicações que representariam, inclusive, um grave transtorno para a organização.

O organismo do Ser Humano pode produzir algumas vitaminas, mas a grande maioria provém da alimentação que, bem equilibrada, é capaz de proporcionar ao indivíduo bem estar físico, social e psicológico. Uma refeição deve conter alimentos variados: cereais, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados. As preparações devem alterar entre cruas e cozidas, e com um baixo custo, todos são capazes de produzir pratos ricos em vitaminas. O importante são técnicas culinárias para garantir a utilização correta desses nutrientes. Neste Blog serão apresentadas frequentemente informações sobre como ter uma Alimentação Saudável!

Alimentação balanceada = Aumento de Produtividade

A falta de tempo para se alimentar corretamente e o desconhecimento das necessidades calóricas diárias têm sido as grandes vilãs do trabalhador. Quando a empresa não fornece uma refeição balanceada, a saída para muitos ainda é a marmita feita ás pressas, ou uma coxinha com refrigerante no bar da esquina.

De acordo com a nutricionista Fabiaba Norber, da PF Ricciotti Refeições - “Quando um funcionário ingere alimentos de difícil digestão e em seguida faz serviços pesados, pode sofrer uma congestão. O sal aumenta a pressão arterial por reter líquidos e com a junção da atividade de grande esforço, que também eleva a pressão, causando desmaios ou até um infarto”, alerta.

Outro problema muito comum causado pela má alimentação é o mau humor. “Quando não são ingeridos todos os componentes necessários, o corpo utiliza massa muscular para gerar energia. O restante desta reação química vai para o cérebro, causando o transtorno”, explica a nutricionista.

De acordo com o psicólogo e especialista em Recursos Humanos, Newton Ferreira, pela ótica da Gestão de Pessoas, um atraente pacote de benefícios pode representar um significativo diferencial nos empregos oferecidos. “Entre os benefícios, certamente uma boa alimentação é percebida com destaque. Sempre que temos a oportunidade de conversar informalmente com trabalhadores, percebemos que eles estão dispostos a oferecer o melhor quando são tratados de maneira recíproca pelos empregadores. A sensação de insatisfação com a alimentação oferecida numa empresa pode facilmente ser extrapolada para outros aspectos que envolvem a relação com o trabalhador”, destaca.

Em relação ao empregador, ter funcionários saudáveis resulta em inúmeros benefícios. “Sem duvida nenhuma, a boa alimentação proporciona motivação e, pessoas motivadas produzem mais e melhor. Além disso, quando as empresas favorecem a saúde do colaborador com uma boa alimentação, também são beneficiadas com a redução da faltas e afastamentos, contribuindo com a redução de despesas com licença médica”, lembra Newton.

Fonte: http://maisrh.wordpress.com/2009/05/27/alimentacao-balanceada-ao-trabalhador-aumenta-produtividade/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com