TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia Alimentar Do Ministério Da Saúde

Casos: Guia Alimentar Do Ministério Da Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE NUTRIENTES E GUIAS ALIMENTARES

O GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

ANÁPOLIS, GO

2014/2

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 a saúde passou a ser um direito de todos os brasileiros e dever do Estado garantido por políticas sociais e econômicas que visem redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e servços para sua promoção, proteção e recuperação. O sitema Único de Saúde (SUS), institupido pela lei 8.080 de 1990, é uma conquista da população brasileira e entende a alimentação e nutrição como fator determinante da saúde e que os entes da federação devem formular e implementar ações de alimentação e nutrição para contribuir com a saúde da população. Mais recentemente, a alimentação também foi reconhecida como parte do rol de direitos sociais previstos na Constituição, contribuindo para a garantia da segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

A ampliação de políticas sociais na área de saúde, educação, trabalho e emprego e assistência social contribuiu com a redução das igualdades sociais e permitiu que o país crescesse de forma inclusiva. A desnutrição diminuiu nas últimas décadas e a obesidade aumentou de forma considerável coexistindo com as deficiências nutricionais. A transição do estado nutricional foi aconpanhada pela mudança na diera dos brasileiros.

O setor saúde tem um importante papel no apoio à adoção de modos de vida saudáveis, com a promoção da alimentação adequada e saudável em todos os pontos de atenção das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e espaços públicos do território. Este guia é para todas as pessoas, individualmente e como membros de famílias e comunidades, assim como cidadãos, profissionais de saúde, agentes comunitários, e ducadores e formadores de recursos humanos.

Embora o foco deste guia seja a promoção da saúde e prevenção de enfermidades, suas recomendações poderão ser úteis para pessoas que padeçam de doenças específicas, desde que sejam adaptadas por profissonais de saúde às condições de cada pessoa.

As recomendações formuladas neste Guia têm o potencial de acelerar a auspiciosa tendência declinante da desnutrição no Brasil e de interromper ou esmo reverter a trajetória ascendente da obesidade e de outras doenças crônicas relacionadas à alimentação, além de fornecer recomendações sobre escolha, preparo e consumo de alimentos.

A alimentação que promove a saúde tem a capacidade de prevenir tanto deficiências nutricionais e suas consequências quanto à obesidade e outras doenças crônicas. As recomendações deste Guia contribuem para um estado ótimo de nutrição.

OS SEIS PRINCÍPIOS QUE ORIENTARAM A ELABORAÇÃO DESTE GUIA:

Saúde é mais do que a ausência de doenças

Alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes

Alimentação saudável deriva de sistema alimentar sustentável

A informação esclarece consumidores e empodera cidadãos

Guias alimentares são baseados em múltiplas evidências

Guias alimentares promovem segurança alimentar e nutricional

ALIMENTOS

O que são ?

Alimentos são essencialmente partes de plantas ou de animais. São não processados quando não sofrem alterações após sua separação da natureza (in natura). São minimamente processados quando submetidos a limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, proporcionamento, moagem, secagem, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agragação de substâncias ao alimento original.

ÓLEOS, GORDURA, SAL E AÇÚCAR

O que são ?

São produtos alimentícios extraídos de alimentos ou da natureza por processos comom prensagem, moagem, trituração, pulverização e refino. São usados para temperar e cozinhar e convertê-los em pratos variados e saborosos.

Exemplos:

Óleos como os de soja, de milho ou de oliva; gorduras como a manteiga e a banha de porco e a gordura de côco; açúcar de mesa, branco e mascavo, sal de cozinha. Refinado ou grosso.

PRODUTOS PROCESSADOS

O que são ?

São fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar a alimentos para torná-los palatáveis e atraentes. São usualmente consumidos, como parte das refeições, mas podem também ser consumidos com outros produtos prontos para consumo na forma de lanches.

Exemplos:

Alimentos geralmente preservados em salmora ou em solução de sal e vinagre; (cenoura, pepino, ervilhas, palmito, cebola e milho).

Por que você deve limitar o consumo de alimentos processados ?

Embora alguns processados mantenham a identidade básica e a maioria dos nutrientes do alimento original, as técnicas e os métodos de processamento utilizados os tornam nutricionalmente desiquilibrados.

O sal e o açúcar (e óleo, quando utilizado) se infiltram nos alimentos, alterando sua natureza e aumentando o teor de nutrientes associados.

ALIMENTOS PRONTOS PARA CONSUMO ULTRAPROCESSADOS

O que são ?

Produtos ultraprocessados são formulações industriais de várias substancias podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com