TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ministério da Saúde desenvolveu uma publicação chamada Guia alimentar da população brasileira.

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS CEZAR

Tratando-se de competências gerenciais hoje em dia para que um enfermeiro exerça a condição de liderar uma equipe de enfermagem ele precisa preencher certos requisitos que o torne competente o suficiente para resolver qualquer tipo de situação . Tal gerencia requer habilidades e atitudes que farão com que seu trabalho seja exercido com mais objetividade e sucesso.

Para que isso ocorra é importante que desde sua formação esteja também em foco a aplicação desse conhecimento abrindo espaço para o desenvolvimento da competência que abrange varias diretrizes como competências individuais necessárias para a liderança de uma equipe, criatividade, tomada de decisão, planejamento, organização e determinação.

A capacidade de agir em uma situação conturbada, mobilizando sua equipe e sabendo passar uma comunicação abrangente tanto para a equipe quanto para os familiares do paciente é um dos requisitos para tal competência.

Ter comprometimento no gerenciamento da equipe, com uma visão estratégica para qualquer ocasião inesperada, assumindo toda responsabilidade sobre qualquer ato cometido por sua equipe. Cabe ao profissional da enfermagem procurar cada vez mais conhecimento para atualizar-se e consequentemente alcançar competência suficiente para responder a tais demandas.

Lembrando que planejamento e visão estratégica é um raciocínio adquirido conforme sua experiência profissional, porém enquanto não se adquire tal experiência é necessário que se coloque em pratica o uso de planejamentos antes de qualquer ação estimulando seu raciocínio desde já, afinal o gerenciamento em si não é totalmente programado, pois existem vários acontecimentos inesperados que podem acontecer ao longo do dia-dia e cabe ao enfermeiro estar preparado para todos eles.

A equipe de enfermagem tem grande capacidade de atuar em diferentes áreas da saúde, pois possuem competências técnicas importantes porem acabam tornando-se subordinados a outros profissionais por falta de conhecimento mais abrangente deixando de lado a possibilidade da própria autonomia profissional.

A responsabilidade do trabalho técnico além de ser elemento essencial para as diretrizes do tratamento de um cliente na área da saúde requer disponibilidade e envolvimento total com o cliente tornando o trabalho do profissional técnico um dos mais cansativos .

Essa trajetória faz com que haja o interesse e a busca de conhecimento para gerenciar ao invés de ser gerenciado

É importante que durante todo o processo de formação seja implantando no modo de atuação do SUS (Sistema Único de Saúde) como referencia de politica publica para que o enfermeiro possa atuar confiantemente independente do nível do local de trabalho. Pois o enfermeiro recém formado ao ingressar no mercado de trabalho tem certas dificuldades em exercer sua profissão pelo fato de não ter experiência suficiente principalmente se a instituição for o SUS pois si deseja um profissional experiente e não esta disposto a investir em treinamentos. Cabe apenas ao enfermeiro em si procurar o saber com atenção e disposição e com o dia a dia adquirir experiência profissional por si só.

Para a formação completa do enfermeiro e necessário uma grade curricular extensa que se baseia em todo um processo de informação com temas semestrais qualitativos e quantitativos que são aplicados por etapas ocasionando um desenvolvimento mental e critico da matéria que vai se aprimorando ao decorrer dos semestres tanto no teórico quanto na pratica.

Que tem por fim o estagio supervisionado que coloca o aluno em situações reais para que desde tal atividade já comece a se integrar no ambiente hospitalar adquirindo um pouco de experiência para após a formação estar completamente preparado para colocar em pratica com competência todo o conhecimento adquirido ao decorrer do curso .

A formação do enfermeiro quando abrangido em um senso mais critico prepara-o não só para maior satisfação profissional como também satisfação e destaque em local de trabalho vista não só pelos colegas de trabalho e empregador como também pelo paciente a ser atendido com mais dignidade e humanização, pois o enfermeiro é quem esta presente nos momentos mais difíceis do paciente e sua atenção é uma ação de grande importância para o tratamento daquele cliente afinal a enfermidade pode não só estar fisicamente como também psicologicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com