TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refletindo Sobre As Geração X, Y E Z

Dissertações: Refletindo Sobre As Geração X, Y E Z. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo: Vivemos em um mundo que esta em constante desenvolvimento o que ontem era de suma importância, amanhã vai ser substituído por outras técnicas e assim sucessivamente. O avanço das tecnologias é algo que reforça essa ideia, pois a cada ano surge-se novas possibilidade com o auxilio delas. Podemos então considerar que as gerações mais antigas podem até terem semelhanças com as dos dias atuais, mas suas diferenças são maiores, já que o mundo esta sempre em constante mudança. O estudo dessas gerações é algo necessário se quisermos entender e refletir como esta sendo recebido todo esse avanço das tecnologias por gerações diferentes.

Palavras-chave: Avanço, tecnologias, gerações.

Abstract: We live in a world that is constantly developing what yesterday was of paramount importance, tomorrow will be replaced by other techniques and so forth. The advancement of technology is something that reinforces this idea, as each year comes up new possibilities with the help of them. We can then consider that the older generation may even have similarities with those of the present day, but their differences are greater, since the world is always changing. The study of these generations is something necessary if we are to understand and reflect like this being received all this advancement of technologies by different generations.

Keywords: Advance, technologies, generations.

Introdução

Cada vez mais percebemos os avanços tecnológicos mediante o nosso meio, o desenvolvimento da ciência e avanço das tecnologias acabam por nos dar um norte de possibilidades, e se parássemos para refletir em como seria nosso vida sem o acesso as tecnologias tornar-se-ia um pouco difícil de acreditar que conseguiríamos como por exemplo falar com alguém de outra cidade e ter o retorno imediato, ou então escrever trabalhos todos a mão ou então como saberíamos de noticias sem o acesso a internet ou com o uso da televisão ou rádio.

É preciso entender que já houve um mundo sem essas possibilidades que as tecnologias proporcionam e é algo no mínimo curioso descobrir como essas gerações viviam e com essas gerações adaptaram-se a esse mundo onde as tecnologias estão cada vez mais presente no nosso cotidiano.

Este artigo tem como finalidade relacionar essas gerações desvelando suas características, diferenças e semelhanças, bem como refletindo sobre todo esse avanço tecnológico.

Geração x

Em nosso cotidiano é comum ouvirmos frases com “ no meu tempo não era assim” , ou então no “meu tempo não existia isso”, e realmente no tempo em que a geração x nasceu eram outros tempos e hoje os jovens não são mais os mesmos.

Pessoas que nasceram nas décadas de 1960 à 1970 são chamadas de geração X, essa geração é caracterizada por apresentar uma certa resistência ao uso e domínio das novas tecnologias, porém essas pessoas também sentem-se pressionadas frete as pessoas que utilizam essas novas tecnologias, pois elas vão concorrer com elas também no mercado de trabalho.

E tem ainda algumas pessoas que por não acreditar e não conhecer os benefícios que as tecnologias proporcionam, embasam-se apenas nos pontos negativos da mesma para justificar seu medo do novo o seu medo de mexer nesse “bicho”.

Algumas pessoas frutos dessa geração até tentam se adaptarem, mas o acesso é mais difícil, porque é algo novo que até então nunca tiveram contato, para que o acesso às novas tecnologias seja realmente significativo, é necessário que esta pessoa esteja realmente interessada em aprender e conhecer o leque de possibilidades que essas tecnologias podem oferecer.

Geração Y

A geração y é constituída pelo grupo de pessoas que nasceram nas décadas de 80 e 90 e uma geração caracterizada pela busca incessante do novo, do progresso e do avanço.

Essa geração desde muito cedo se deparam com as tecnologias, muitas vezes acabam trocando as relações humanas pela mesma, cada vez mais crianças menores estão tendo contato com as telas de tv para assistir desenhos animados, as brincadeiras de rodas e de expressão corporal estão sendo substituídas por jogos online e vídeo games.

Os alunos estão chegando às escolas repletos de informações e segundo Kenski :

(Os alunos) aprendem em múltiplas e variadas situações. Já chegam à escola sabendo muitas coisas ouvidas no rádio, vistas na televisão, em apelos de outdoors e informes de mercado e shopping centers que visitam desde pequenos. Conhecem relógios digitais, calculadores eletrônicas, videogames, discos a laser, gravadores e muitos outros aparelhos que a tecnologia vem colocando à disposição para serem usados na vida cotidiana. Estes alunos estão acostumados a aprender através dos sons, das cores, das imagens fixas das fotografias ou, em movimento, nos filmes e programas televisivos. (...) O mundo desses alunos é polifônico e policrômico. É cheio de cores, imagens e sons, muito distante do espaço quase que exclusivamente monótono, monofônico e monocromático que a escola costuma lhes oferecer. ( Kenski: 1996, p. 133)

A escola não deve superar os avanços tecnológicos, mas a geração y, pede novidades a todos os instantes , geração que se interessa pelas aula lúdicas, onde o ensino o ensino tradicional já não satisfaz as ansiedades.

A geração citada acima tem grandes qualidades, por estarem sempre ligadas no que esta acontece no mundo, porque consegue realizar varias tarefa ao mesmo momento como falar no telefone, acessar a internet e estar com o radio ligado, porém carrega algumas falhas, como por exemplo o isolamento das pessoas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com