TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relartorio de instalaçoes eletricas

Por:   •  11/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  1.745 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ENSINANDO E APRENDENDO

LIGAÇÃO DE LÂMPADAS INCANDESCENTES – PARTE I

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Instalações Elétricas Prediais – Laboratório.

Prof.: Antônio Fernando M. de Almeida

Aluno: Vigoberto Souza da Silva

Matrícula: 1223462

Turma: T3EF

Março – 2015.1

SUMÁRIO

1. Introdução...................................................................................................03

2. Desenvolvimento........................................................................................04

3. Circuito Elétrico em Série...........................................................................04

4. Circuito Elétrico em Paralelo......................................................................05

5. Conclusão..................................................................................................06

6. Bibliografia.................................................................................................06

INTRODUÇÃO
        O presente relatório tem como objetivo relatar todas as ações realizadas, por ocasião da aula de laboratório referente à prática nº 01, da cadeira de Instalações Elétricas, onde teve como tema “Ligações de Lâmpadas Incandescentes Prediais”. A referida prática nos mostra como devemos comandar lâmpadas incandescentes por interruptores simples de uma, duas e três seções, assunto onde o engenheiro precisa ter conhecimento em sua vida profissional, pois irá orientar pessoas por ocasião de uma obra na construção civil.

        Inicialmente,         deve-se conhecer as definições apropriadas para a execução da citada prática tipo: Circuito elétrico, fonte, resistência elétrica e condutores.

        Diante, das definições descreve-se os diagramas de circuitos em serie com uma e duas lâmpadas, bem como, o diagrama em paralelos com uma, duas e três lâmpadas, afim que possamos entender todo o sistema de funcionamento.

        Contudo não basta conhecer os procedimentos, é necessário que a teoria “vire” prática, sendo assim exercitou-se tudo que inicialmente foi ensinado, na bancada do laboratório.

        O uso do multímetro foi utilizado, a fim de entendermos o que estava acontecendo com a corrente elétrica e tensão nos circuitos citados. Portanto visualizamos na teoria e na prática como se realiza uma instalação de lâmpadas incandescentes com segurança.  

        

        

        

2. DESENVOLVIMENTO

        O objetivo geral da prática realizada no laboratório: Comandar lâmpadas incandescentes por interruptores simples de uma, duas e três seções, permite ao discente adquirir conhecimentos em instalações elétricas prediais, ao visualizar e aprender solidamente como realizar tal procedimento.

        Circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico (fonte), um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador. 

        Material Condutor está relacionado ao fato de os elétrons na última camada estarem fracamente ligados ao átomo (elétrons livres), ou seja, aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica. Podemos citar como exemplo o cobre, ferro.

        Material Isolante apresentam os elétrons fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres.  Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. Exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha.

        Circuito Elétrico em Série: um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos conectados em série, a corrente elétrica é constante, mas a diferença de potencial se divide.

        Na prática realizada no laboratório, executamos com duas lâmpadas incandescentes, uma de 40W e outra de 60W , interruptor simples com uma seção, utilizamos o fio fase (cor vermelho) até o interruptor, o retorno (cor preto) até as lâmpadas e um fio neutro (cor azul) depois das lâmpadas,  conforme o diagrama abaixo:

[pic 2]

        Considerações - Vantagens:

  • No circuito elétrico em série, a corrente tem a mesma intensidade em qualquer uma das cargas (lâmpadas) conectadas;
  • A grande vantagem é que sendo uma montagem mais simples, há economia de fio condutor;
  • Nesse circuito com duas lâmpadas em série, uma é ligada em seguida a outra existindo um só caminho para a corrente elétrica.

        

        Considerações - Desvantagens:

  • Quando existir um defeito (avaria) em uma lâmpada a outra não funciona;
  • As lâmpadas incandescentes produzem elevação da temperatura no ambiente, elas são mais quentes;
  • Aumenta o consumo.
  • Os circuitos em série tem pouco interesse, não sendo praticamente utilizados, apenas alguns sistemas de iluminação tipo: arvore de natal.

        Circuito Elétrico em Paralelo: É um circuito onde as lâmpadas são ligadas em paralelo umas em relação às outra, formando assim varias ramificações, além da ramificação principal. A corrente elétrica se divide, mas a diferença de potencial é constante.

        No laboratório, executamos com três lâmpadas incandescentes, sendo de 40W,60W e 100W respectivamente, a fonte de 220V é ligada através da fase ao interruptor, e partindo deste ligamos em paralelo as lâmpadas usando o retorno. Depois é utilizado um neutro por cada lâmpada, conforme o diagrama abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com