TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Guinsdaste

Artigos Científicos: Relatorio Guinsdaste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de pesquisa sobre a montagem e estruturas do guindaste fixo.

RESUMO: foram realizadas pesquisas em prol ao funcionamento e montagem, do guindaste fixo “Grua”, utilizados para içar objeto e prestar serviços geralmente em construções. Este trabalho tem como objetivo demonstrar em um protótipo o funcionamento da mesma, Utilizando assuntos estudados na disciplina de Mecânica Geral, envolvendo conceitos de equilíbrio, estático e dinâmicos, Também abordando Forças resultantes e peso, ponto centróide entre outros.

INTRODUÇÃO:

Grua, também chamada de guindaste universal de torre, é um equipamento desenvolvido para auxiliar no transporte de cargas, tanto na horizontal como na vertical, tendo sido criada bem antes da 2ª.Guerra Mundial na Europa foi mantida a sua concepção inicial sem grandes alterações até os dias de hoje. Desta forma podemos dizer que é um equipamento de grande durabilidade e versatilidade, tendo manutenção adequada, poderá ser utilizado por várias décadas. Ela é uma estrutura metálica de grande porte, pode ter altura de trabalho de 10 metros até 150 metros ou mais. A grande evolução ocorrida com as Gruas atualmente, ocorreu a partir de 1997, quando houve a inserção junto ao sistema de comando dos motores elétricos convencionais existentes, o sistema eletrônico de variador de freqüência ou conversor de torque, fazendo com que a Grua trabalhe mais suavemente, com arranque menos brusco acarretando menores manutenções e menor desgaste, inclusive com maior economia no consumo de energia elétrica.

No presente trabalho, alunos são estimulados a projetar e confeccionar sistemas mecânicos apresentados em sala de aula. Neste contexto, especificando tal aplicação para a disciplina de Estática dos Sistemas Mecânicos do curso de Engenharia Civil, foi realizada uma atividade em que os alunos são os responsáveis pelo projeto e construção de uma grua de treliças feita de material padronizado.

DESENVOLVIMENTO:

Na terceira e quarta etapas deste trabalho foi escolhida uma estrutura que permitisse a fixação dos conhecimentos adquiridos na disciplina de Estática dos Sistemas Mecânicos. Por vez foi escolhido um modelo padrão para servir de referência para a equipe. Ao término da construção dos sistemas será feita uma competição, para avaliar a qualidade dos modelos construídos pelos alunos.

O protótipo construído, é feito de palitos de madeira, pesa cerca de 960g, mais sua base pesando cerca de 8kg e medindo . Tem como objetivo içar objetos como a da realidade citada acima, porém seguindo parâmetros propostos pelo orientador e pela atividade prática supervisionada que fora apresentada em sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com