TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Teste De Chama

Dissertações: Relatorio Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 3

Teste de Chama

15/02/2014

Introdução

Este trabalho tem como finalidade informar o procedimento e conclusão obtidos no experimento Teste de Chama, realizado no laboratório de saneamento e química na sob a supervisão da professora, responsável pela disciplina de química I.

Neste experimento estudaremos as camadas eletrônicas de alguns cátions metálicos pela coloração de suas chamas. “Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem uma cor vermelha intensa”1.

Observamos que quando um elétron recebe energia ele passa para uma camada eletrônica mais externa, ficando no estado excitado. O elétron tem tendência a voltar para o seu estado estacionário, e quando isso ocorre ele libera energia na forma de radiação de frequência característica do elemento químico, podendo ser numa faixa de frequência visível ao humano ou numa faixa de frequência invisível ao humano.

Procedimento experimental

Para a realização do experimento é necessário alguma fonte de energia para gerar a chama, amostras dos compostos para liberarem a chama com coloração, um tubo de ensaio para a colocação da amostra na chama e algo para manusear a amostra, normalmente é usado fio de platina ou fio de níquel-cromo para o manuseio da amostra.

No nosso experimento usamos uma espátula simples para o manuseio da amostra, cadinho como tubo de ensaio e álcool em gel como fonte de energia para a chama. Como amostra de composto químico utilizamos alguns cloretos.

NaCl = cloreto de sódio

BaCl2 = cloreto de bário

CaCl2 = cloreto de cálcio

CuCl2 = cloreto de cobre

KCl = cloreto de potássio

Foi colocado um pouco de álcool gel em cada um dos cinco cadinhos, cada um deles para um composto químico, então colocamos fogo em cada cadinho e com a espátula jogamos um pouco da amostra do composto em cada um dos cadinhos com chama, fazendo com que cada cadinho ficasse com uma chama de uma cor diferente do outro.

Discussão

Com esse experimento podemos pudemos concluir que os elétrons emitem um quantum de energia em forma de luz (fóton) quando voltam para a sua orbita estacionária, cada um dos elementos testados emitiam uma cor diferente de chama, podendo ser parecida mas não exatamente igual outra.

Concluímos que podemos misturar dois compostos para conseguir uma nova cor mas sempre tomando cuidado para não contaminar o estoque de um componente com outro. Tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com