TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: TESTE DA CHAMA

Por:   •  27/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  1.598 Visualizações

Página 1 de 2

Colégio Estadual Doutor Ruy Bacelar

Disciplina: Química

Turma: 1º ano B

Aluno: Gino Souza Giubbini

Professor: Ricardo Lima

RELATÓRIO:

Teste da chama

Pedro Alexandre-BA

Setembro/2015

Relatório: teste da chama

De acordo com o modelo atômico de Bohr cada elemento químico submetidos ao fogo produzem cores diferentes, porque o calor excita os elétrons que passam para níveis de maior energia e ao voltarem aos seus níveis iniciais, liberam energia em forma de luz.

Comprovou-se esse conceito atômico através de um experimento realizado em sala, que é chamado de teste da chama, no qual usa-se uma chama e alguns elementos químicos. Esses elementos são expostos a essa chama e emitem determinada coloração, foram usados sulfato de cobre, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, permanganato de potássio, cloreto de bário e magnésio metálico, e cada um emitiu uma coloração diferente.

Quando o sulfato de cobre foi exposto a chama da vela, ele emitiu uma coloração azul-marinho, porque os elétrons do cobre saltaram para níveis de energia maiores, e ao retornarem emitiu uma frequência entre 450 e 500 Hz, que corresponde a coloração azul. Além disso, todo e qualquer composto de cobre tende a emitir uma coloração azulada. Isso ocorre com os demais elementos químicos, mas a coloração será diferente porque depende dos Hertz, por exemplo: O cloreto de sódio emitiu uma coloração amarelada porque os elétrons ao retornarem a seu nível inicial emitiu uma frequência de Hertz entre 570 a 590 Hz.

No permanganato de potássio foi emitida uma coloração rosa porque sua medida de Hertz está entre 380 a 450 Hz.

O sulfato ferroso emitiu uma coloração dourada, pois, a frequência de suas ondas estavam entre 570 a 610 Hz

O cloreto de bário não emitiu nem uma cor, o que emite coloração é o sulfato de bário que é uma chama azul.

Com o cloreto de cálcio a chama da vela ficou avermelhada, pois, a frequência de suas ondas ficaram entre 610 a 750 Hz. Geralmente os compostos de cálcio emitem coloração vermelha.

O magnésio metálico emitiu uma coloração branca, que é a coloração mais quente, porque a frequência das suas ondas estavam muito acima dos demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com