TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Teste Da Chama

Artigos Científicos: Relatório Teste Da Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Teste da Chama

Este relatório tem por Objetivos, Identificar por meio da cor produzida na chama alguns Cátios Metálicos, Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o modelo atômico de Bohr, verificar a distribuição eletrônica dos elementos, reconhecer o caráter quântico dos elétrons e tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.

EXPERIMENTO

Materiais utilizados

5 Tubos de ensaio contendo: Cloreto de cálcio, Cloreto de Bário, Cloreto de Sódio, Cloreto de potássio

1 Fio Metálico

1 Bico de Bunsen

1 béqueres contendo: Cloreto Ácido Clorídrico concentrado..

PROCEDIMENTO

Com o bico de Bunsen já aceso e calibrado, começamos primeiramente a limpeza do fio metálico.

Primeiro mergulhamos o fio metálico no ácido Clorídrico, logo após levamos ao fogo, repetimos o procedimento até que na chama emitida, não observamos mais cor. Quando a chama estiver transparente significa que o fio está limpo, então começamos os procedimentos para identificar as cores dos reagentes.

O procedimento usado para limpar o fio metálico é usado também durante o processo de identificação dos reagentes químicos. Para facilitar o nosso experimento colocamos os tubos com os reagentes enfileirados e nomeamos da esquerda para a direita em 1,2,3e 4.

No primeiro experimento, mergulhamos o fio Metálico na solução de ácido clorídrico, logo após no 1° tubo contendo um dos reagentes e depois levamos ao fogo, observamos que a luz emitida foi à cor Vermelha, repetimos o experimento, desta vez no tubo de numero 2 e a Luz emitida foi de Cor amarelo alaranjado, Na terceiro tubo, observamos a cor verde amarelado e por último fizemos o procedimento no tubo 4 e observamos a emissão da luz violeta

Através deste experimento, Observamos além da cor, o comprimento da onda.

Cada elemento químico emite uma cor característica quando aquecidos numa chama. O Cálcio emite a cor (vermelho), o Bário (Verde amarelado) o sódio (amarelo alaranjado) e o Potássio (violeta claro).

Então concluímos que no 1° tubo havia o elemento Cálcio, no 2° tubo o Sódio, no 3° o Bário e no 4° tubo o Potássio.

Para explicar melhor a liberação ou absorção da energia do elemento químico testado, tomemos como exemplo o Modelo Atômico de Bohr, de acordo com o modelo atômico de Bohr todo átomo possuem regiões especificas disponíveis para acomodar seus elétrons, chamadas de camadas eletrônicas, esses átomos movem em orbitas circulares em torno do núcleo do átomo, a energia total de um elétron não pode apresentar qualquer valor, mas sim, valores múltiplos de um quantum, apenas algumas órbitas eletrônicas são permitidas para o elétron, ele não emite energia ao percorrê-la e quando o elétron passa de uma órbita para outra, emite ou absorve um quantum de energia.

No caso analisado Usando o sódio como exemplo: Como sabemos o sódio é um Sal e quando este é sujeito em certo tipo de temperatura, seus íons metálicos, ou seja, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com