TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Prática de Umidade

Por:   •  29/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vitor Lima Colonnezi

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

CARACTERIZAÇÃO DE SOLOS EM LABORATÓRIO - DETERMINAÇÃO DA UMIDADE NATURAL

Feira de Santana, Bahia

27 de março de 2021

  1. RESPOSTAS DO PRÉ-TESTE:

Pergunta 1) Qual dos métodos abaixo é utilizado pela norma NBR 6457 para a determinação da umidade natural de uma amostra do solo?

R: Secagem em estufa. Existem diversos métodos para a determinação da umidade natural, incluindo o método da frigideira e o speedy, porém a norma recomenda o método da secagem em estufa.

Pergunta 2) Diversos equipamentos são utilizados em laboratórios de caracterização solos. Qual dos equipamentos abaixo não é utilizado no procedimento de determinação da umidade natural do solo?

R: Agitador de peneiras vibratórias. O agitador de peneiras é utilizado num vasto leque de ensaios de caracterização de solos. Este equipamento não é utilizado para determinar a umidade do solo.

Pergunta 3) Quando o solo argiloso é seco no ar atmosférico, por maior que seja o tempo de secagem, existe uma parcela de água que ainda permanece no mesmo. Qual das alternativas abaixo indica o tipo de umidade descrito no enunciado acima?

R:  Umidade higroscópica. A umidade higroscópica refere-se ao teor de água que permanece no solo, mesmo após um período de secagem ao ar.

Pergunta 4) Após o processo de pesagem, secagem e nova pesagem da amostra de solo, visando determinar as massas úmida e seca, o teor de umidade é determinado:

R: Através da razão entre a massa da água removida no processo de secagem e a massa da amostra seca; A razão entre a massa da água e a massa da amostra seca define o teor de umidade da amostra.

Pergunta 5) No método da secagem em estufa, a forma de verificar que a umidade foi removida é:

R: Verificar a constância da massa; A amostra deve permanecer na estufa até apresentar constância de massa. Enquanto houver variação da massa, significa que ainda há umidade a ser removida.

  1. INTRODUÇÃO

O solo é composto por um grande número de partículas, com dimensões e formas variadas, que formam o seu esqueleto sólido. Esta estrutura não é maciça e por isso não ocupa todo o volume do solo, ela é porosa e portanto possui vazios.

Esses vazios podem estar totalmente preenchidos por água, quando então dizemos que o solo está saturado, podem estar completamente ocupados pelo ar, o que significa que o solo está seco ou com ambos (ar e água) que é a forma mais comum na natureza. Por isso, de modo geral, dizemos que o solo é composto por três fases: sólidos, água e ar.
 

O nível de água no solo é expresso como a relação entre a quantidade de água e o peso do solo seco (ou como percentagem). Em 2010, a Organização Meteorológica Mundial adicionou a Umidade do Solo à lista de 50 Variáveis Climáticas Essenciais que são recomendadas para a observação sistemática.

O conteúdo de umidade do solo é um valor que determina a quantidade de água em uma determinada porção conhecida de solo; ele pode ser expresso como uma porcentagem, água pelo peso ou volume do solo, ou polegadas de água por pé de solo.

No ensaio, foi determinado a umidade natural do solo, através de um procedimento bastante simples utilizando uma estufa e uma balança analítica. Pesado uma amostra de solo em suas condições: úmida e seca. A umidade foi calculada pela razão entre a massa da água removida e a massa da amostra seca.

Essa metodologia apresenta vantagem em relação às demais (método da frigideira e método “speedy”), porque apresenta resultados confiáveis, porém traz como inconveniente, o tempo excessivo para obtenção desse índice físico. No Brasil a determinação da umidade do solo é padronizada pela norma NBR 6457/2016 - Amostras de solo - Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS UTILIZADOS

3.1- Equipamentos;

• Amostra de solo representativa, coletada de acordo com a norma técnica

pertinente;

• Balança semi-analítica;

• Estufa;

• Bacias para amostra de solo.

3.2- Aplicação da pratica.

  • Antes de começar, é obrigatório a utilização das luvas. Para dar início, foi necessário determinar a massa do recipiente vazio (M3), na balança analítica:

M3= 85,8g

  • Determinar a massa da amostra de solo úmida com do recipiente (M1):

M1= 589,1g

  • Removi a umidade da amostra de solo, colocando a amostra na estufa e deixando a amostra com a estufa ligada por 24 h, à temperatura de 105 oC, para que a amostra fique seca;

  • Com a massa da amostra já seca após as 24 h, retirei a amostra da estufa e pesei-a novamente, anotei o valor da massa e do recipiente como (M2):

M2 = 543g

  • Para determinar a umidade natural, calculei utilizando a expressão abaixo:

𝑀1 − 𝑀2

𝑤 =         _______       100

𝑀2 − 𝑀3

Onde,

w = umidade natural em %;

M1 = massa da amostra com recipiente;

M2 = massa da amostra seca com recipiente;

M3 = massa do recipiente vazio.

  1. RESULTADOS E DISCURSÕES

Calculo da prática:

                             𝑀1 − 𝑀2

          W =      ___________       100

                             𝑀2 − 𝑀3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (561.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com