TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pessoal Intercom Sul 2016 na Puc PR

Por:   •  8/6/2016  •  Artigo  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

EXEMPLO

RESUMO Trata-se de um plano de comunicação para uma campanha institucional de propaganda que visa promover novos hábitos, ou seja, uma campanha de conscientização do público do Restaurante Universitário com o intuito de que cada um utilize sua caneca, ao invés de utilizar um copo descartável por dia. Esta campanha deve respeitar os limites de bom senso, tendo em vista que é uma campanha institucional, desenvolvida dentro da Universidade. Além disso, para incentivar a utilização de canecas no RU, este deve se responsabilizar pela venda ou distribuição dessas canecas aos usuários.

PALAVRAS-CHAVE: campanha, copos plásticos, canecas, Restaurante Universitário.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO (aqui deverá conter: CONTEXTO DA EMPRESA + OBJETIVO DO TRABALHO + O PORQUE QUE ESCOLHEU A EMPRESA *justificativa*+ APRESENTAR A ESTRUTURA SEGUINTE DO TRABALHO)

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O Restaurante Cicciolina é um restaurante tradicional que oferece refeições por quilo, localizado na rua Comendador Roseira, nº 500, próximo a PUCPR. É uma empresa familiar tendo em vista que os proprietários são o marido e a esposa que compraram o restaurante no ano de 2002 já com esse nome.

Os novos donos, percebendo a relação de carinho que os antigos clientes tinham pelo nome Cicciolina, tomaram a decisão de mantê-lo. No ano em que foi comprado, os alunos da PUC representavam 90% do seu público total e atualmente, o público se divide entre os estudantes e os colaboradores das empresas ao redor em 50% cada.

O restaurante é constituído por 12 funcionários e seu horário de funcionamento é de segunda à sábado das 10:00 às 16:00. O cardápio varia de uma semana para outra, dessa forma o que os clientes consomem em uma semana não irá se repetir na próxima. A escolha do cardápio é variada de acordo com o preço do mercado, mas sempre se preza pela qualidade dos alimentos, um dos principais ideais da empresa.

Um fator considerado de grande importância pelos seus donos desde o dia em que foi aberto, é transmitir ao seu público o carinho que a empresa tem em servir seus alimentos, sempre levando em conta a qualidade dos seus serviços e o preço justo.

Nesses anos, o Cicciolina já conseguiu ganhar seu espaço na região conquistando novos clientes e também estabelecer uma imagem positiva frente ao seu público. Nessa linha foi possível abrir uma outra sede do restaurante que tem apenas 9 meses e fica localizada no Hauer.

ANÁLISE MACROAMBIENTAL

Entende-se por macroambiente como tudo aquilo que pode ser observado no ambiente externo de uma empresa mas que pode afetar de diferentes formas o funcionamento empresarial. Uma análise macroambiental consiste em identificar os diferentes fatores externos que podem resultar em uma oportunidade ou ameaça para a organização. Esses fatores são identificados e separados em categorias: Político, econômico, sociocultural, tecnológico, demográfico, e natural. De acordo com Philip Kotler, que é considerado um dos pais do marketing, o Macroambiente compreende “as forças sociais maiores que afetam o microambiente” (1993).

Dissertando sobre essas forças individualmente podemos compreender melhor suas variáveis de influência e assim, identificar suas oportunidades e ameaças. Dentro da força política, os pontos analisados são mais voltados para questões burocráticas, como leis, processos governamentais, questões de impostos, regulamentação e alvará, etc. O cenário governamental do país afeta diretamente o mercado de trabalho, principalmente as decisões de marketing. Quanto ao ambiente econômico, os pontos analisados são aqueles que afetam a economia e consequentemente o poder de compra do consumidor, como por exemplo a inflação, taxa de desemprego, aumento do custo dos alimentos, estabilidade econômica do pais e outras variáveis. Analisando o fator sociocultural, é possível relacioná-lo com questões voltadas a cultura do ambiente em que a empresa reside e de seu público de interesse, seus valores básicos e as variáveis que afetam os comportamentos e preferências de seu consumidor.

A força tecnológica, pode ser caracterizada por ferramentas de cunho tecnológico que podem se relacionar com a produção de produtos de diversas finalidades em uma organização. Vai desde tendências tecnológicas nos meios de comunicação e divulgação de seus serviços, até diferentes modos e facilidades no processo de mão de obra na fabricação do produto final. Fatores ecológicos também influenciam o funcionamento de uma empresa, portanto a força natural está ligada a atenção e preservação ao meio ambiente, as variabilidades de clima e da natureza, e tudo aquilo que pode ser interligado aos recursos naturais e que afetam diretamente as atividades de marketing de uma organização. Fatores como escassez de matéria-prima, aumento do custo de energia, aumento da poluição e intervenção governamental na administração dos recursos naturais devem reger as atividades de um profissional que atua nessa área. Por último há a força demográfica, pois envolve as pessoas que constituem o mercado, ou seja, seu público. Deve se conhecer os pontos principais da população como estrutura, idade, sexo, ocupação e outros dados estatísticos.

ANÁLISE MACROAMBIENTAL DA EMPRESA

Analisando o macroambiente do restaurante Ciccliolina pode se identificar algumas oportunidades e ameaças nas forças externas:

Política: Foram analisados os seguintes fatores: regulamentação, alvará, vigilância sanitária e o aumento de impostos ocasionados pela crise econômica.

A adequação e obediência à regulamentação, normas de segurança, alvará sempre atualizado e aprovação da vigilância sanitária que são avaliações rigorosas sobre todos os estabelecimentos, são aspectos positivos para a empresa que conferem maior credibilidade ao estabelecimento e aumenta a confiança dos clientes em consumir os alimentos do restaurante, fatores que podem ser considerados como oportunidades. O aumento de impostos, resultam na elevação do custo da produção, o que consequentemente deixa os preços do restaurante mais altos, consistindo em fatores de ameça para a organização.

Econômica: Quanto a força econômica, foram levantados as seguintes variáveis: Inflação no Brasil, preços dos alimentos e mercado de trabalho aquecido .

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com