TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatória do física 2

Por:   •  3/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Introdução        

Simon Stevin foi um físico e matemático que concentrou suas pesquisas nos campos da estática e da hidrostática, no final do século XVI, e desenvolveu estudos também no campo da geometria vetorial. Demonstrou experimentalmente, que a pressão exercida por um fluído depende exclusivamente da sua altura.

 A Lei de Stevin está relacionada ás verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos.

 

  1. Objetivo da experiência

Calcular a diferença da pressão existente entre dois pontos de certo fluído homogêneo que está tanto em equilíbrio como sob a ação da gravidade

3) Material Utilizado

     01 painel hidrostático

  1. Escala milimetrada acoplável ao painel

      01becker de 100 mm

4)Procedimentos        

Manuseou-se o painel eletro estático de modo à observar o nivelamento em equilíbrio do líquido incompreensível(água)  em sua borracha.

[pic 1]

Logo após afundou-se uma das extremidades da borracho a qual havia uma escala milimetrada acoplada dentro de um becker que continha água, a cada milímetro que a borracha era introduzida dentro do becker com água observou-se o desnivelamento do líquido nos pontos A1e B1 tendo os valores anotados até 10 mm.

[pic 2]

Chamando o ponto B1 de Y e A1 de Y` Aplicou-se os conceitos de Estivem, achando a variação à cada mm do nível da água(Delta H) sendo essa Y-Y` para achar a pressão exercida aplicando a fórmula P=hgd. Sendo P a pressão manométrica h=variação de nível, g=aceleração da gravidade=9,8, e d= a densidade da água considera 1 x 10^3 Kg/m^3

Anotou-se os resultando em uma tabela:

[pic 3]

Observando os resultados e utilizando os pontos de variação confeccionou-se um gráfico que ilustra a continuidade das variações calculadas no eixo cartesiano.Esse segue em anexo.

5)Conclusão

Quando dois pontos de uma mesma porção de um mesmo líquido em equilíbrio estão no mesmo nível, significa que estão submetidos à mesma pressão.

 A diferença de pressão entre dois pontos de um líquido homogêneo em equilíbrio é dada pela pressão exercida pela coluna de líquido entre eles.

 

6) . Referências

 

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Stevin - acesso em 03/03/2014

 

 http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/fisica/hidrostatica/lei-de-stevin.html - acesso em 03/03/2014

                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (284.1 Kb)   docx (156.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com