TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Em Química

Dissertações: Relatório De Estágio Em Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇAO

1.1 Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia– Considerações Gerais

1.2.1 Histórico

No ano de 2006, com a Resolução N°. 24 do CONSUNI, foi criada a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara, para atuar nas áreas de ciências exatas e tecnologia, inicialmente com seis cursos: os Bacharelados em Engenharia de Produção, Química Industrial, Ciências Farmacêuticas, Sistemas de Informações e as Licenciaturas duplas em Ciências: Matemática e Física e Ciências: Química e Biologia (ICET, 2014).

Figura 1.0: Campus Universitário Moysés Benarrós Israel em Itacoatiara.

Fonte: CLÓVIS 2013.

Em 2007, a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara passa a chamar-se Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), criado no âmbito do Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior tem como objetivos formar cidadãos qualificados e gerar conhecimento científico e tecnológico nas áreas prioritárias de tecnologia, educação e saúde, contribuindo para o desenvolvimento do interior do estado. Em 2009, foram construídos mais 4 prédios compondo a estrutura atual do Instituto. Hoje a área construída perfaz aproximadamente 10.807 m2, divididos em um prédio de 3.162 m2, que abriga 25 salas de aula, auditório com 210 lugares, sala de reprografia, cantina e área de convivência; um prédio de 3.162 m2 que abriga laboratórios de farmácia, química, biologia, física, matemática, informática e ensino de ciências; um prédio de 2.687 m2, que abriga uma biblioteca com cerca de 13.000 volumes e salão de leitura, ala administrativa destinada à coordenação acadêmica, às coordenações de curso e salas de professores; um prédio de 1.148 m2 que exclusivamente abriga laboratórios de engenharias, além do prédio antigo destinado à direção, coordenação administrativa, protocolo, almoxarifado e apoio à comunidade acadêmica (ICET 2014)

1.2.2. GAIAQ e LABIO-AM

O Grupo de Automação e Instrumentação Analítica e Quimiometria- GAIAQ teve início no ano de 2009 pelos professores: Fabiana Maria Monteiro Paschoal, Margarida Carmo de Souza e Valdomiro Lacerda Martins com a finalidade de desenvolver pesquisas na área de automação e instrumentação, bem como o desenvolvimento de métodos para análises químicas em diferentes matrizes (águas, solos, plantas, fármacos, alimentos, ambientais, entre outras) (CLÓVIS 2013)

Recentemente os mesmos professores, juntamente com outros que desenvolvem pesquisas com plantas da região, também criaram o Laboratório de Biocombustíveis do Amazonas com a finalidade de desenvolver pesquisas na área de combustíveis e biocombustíveis (CLÓVIS 2013).

1.3 Potenciometria

Baseada na medida do potencial elétrico de amostras líquidas, na ausência de corrente significativa. Fornece informações sobre os íons ou gases dissolvidos na solução da amostra (SKOOG 1998).

1.4 Organização dos reagentes laboratóriais

A forma como se arranjam os produtos químicos tanto em armários quanto em bancadas do laboratório pode gerar perigo adicional, já que a proximidade de certos reagentes pode favorecer reações indesejáveis como liberação de gases tóxicos, corrosão, processos de combustão, vazamentos, derramamentos, explosões, incêndios entre outros (MOL e MACHADO, 2008; FERREIRA et al, 2012). Diante dessa preocupação, a solução seria a estocagem desses produtos demande conhecimento de suas respectivas características devendo permanecer no laboratório somente a quantidade mínima do produto que deseja-se fazer uso. As demais quantidades, devem ser estocadas em locais amplos, com boa ventilação, protegidos dos raios solares, com instalação elétrica a prova de explosões e com disposição de prateleiras largas e seguras (SAVOY, 2003; MOL e MACHADO, 2008)

2. OBJETIVOS

2.1 Geral

• Vivenciar a rotina do Laboratório de Pesquisas do Grupo de Automação e Instrumentação Analítica e Quimiometria (GAIAQ).

2.2 Específico

• Realizar levantamento organização de vidrarias e reagentes;

• Pesquisar boas práticas de laboratório;

• Determinar o teor de ácido fosfórico em refrigerante de cola.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais

Espátula de alumínio;

Quatro béqueres de 50 ml;

Três erlenmeyer de 125 m;

Pipeta volumétrica de 10 e 25 ml;

Uma micropipeta;

Balança analítica;

Termômetro;

Béquer de 2 L e 600 ml;

Chapa aquecedora;

Seis balões volumétricos de 10 ml;

Bureta de 25 ml;

Suporte universal;

PHmetro;

Agitador magnético.

3.2. Reagentes

Ácido clorídrico;

Hidróxido de sódio;

Bórax;

Vermelho de metila;

Fenolftaleína;

Coca-Cola (350 ml);

Pepsi-Cola.

3.3 Métodos

3.3.1 Organização das vidrarias no GAIAQ

A organização das vidrarias do GAIAQ consistiu primeiramente em uma pesquisa de verificação da quantidade e da variedade de vidrarias contidas no laboratório. Para essa fase do trabalho montou-se uma planilha onde anotava-se o tipo de vidraria (béquer,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com