TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Erosão na Vila Industrial de Bauru

Por:   •  26/7/2015  •  Abstract  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]Universidade Estadual Paulista

“JULIO DE MESQUITA FILHO”

FACULDADE DE ENGENHARIA

Geologia

Prof.ª Dr.ª Simone Furegatti

RELATÓRIO SOBRE EROSÃO

Bauru - Vila Industrial

Alunos:                 Guilherme Augusto Caravanti 131010964

Gustavo Tavernaro Tambelli 131012231

Leonardo Gonçalves de Paula 131010875

Matheus Capelini Medina 131011031

Matheus Rodrigues Francisco 131012207

Bauru

2015

  1. Introdução

A visita técnicas realizada, como parte do cronograma de ensino da disciplina Geologia, possibilitou ver na prática o tamanho do problema que uma erosão pode causar. É possível contextualizar e assimilar o conteúdo aprendido em sala através da visualização das causas do aparecimento da erosão e também da análise feita sobre o que foi feito para minimizar seus efeitos negativos e que ainda pode ser melhorado, visando a melhor qualidade de vida para os moradores da região visitada.

A área em que a visita foi realizada está no bairro Vila Industrial, nas proximidades da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento – Superintendência Regional de Bauru.

Os efeitos negativos da erosão já se apresentavam menores em relação aos iniciais, antes das medidas de reconstituição, porém ainda havia um buraco de tamanho considerável. O caso será detalhado ao decorrer do trabalho.

  1. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo estudar e compreender os condicionantes geológicos que acarretaram no aparecimento da erosão em questão. Assim, após encontrar e compreender as causas que levaram ao problema, é possível analisar o que foi realizado para a reconstituição da região.

  1. Revisão teórica

Erosão é um impacto destrutivo do solo causado pela agricultura, desmatamento, construção em locais inadequados, técnicas agrícolas impróprias, ocupação do solo etc. As partículas do solo impactado pela erosão se desprendem antes do cultivo e são levadas pela água, pelo vento ou por atividades humanas.

A erosão se inicia sempre de forma quase imperceptível pelo que é chamado de “lixiviação” ou “erosão laminar”, quando as partículas superficiais do solo, junto com os nutrientes e sais minerais, começam a ser removidos pela ação da água ou do vento. Essa remoção da camada superficial do solo deixa-o desprotegido, improdutivo e vulnerável à ação da força cinética da chuva, dos ventos, e da gravidade. Em seguida forma-se o que é chamado de “erosão em sulcos”, quando vão sendo formados caminhos como se fossem rasgos no solo.

A vegetação, de modo geral, protege o solo ao diminuir a força cinética da chuva. As gotas de água ao cair encontram uma barreira composta pela vegetação e perdem força antes de chegar ao solo, o que também diminui a velocidade de escoamento superficial, fator determinante na ocorrência de erosão hídrica. Sem contar que as raízes das plantas agem como uma rede agregando o solo e absorvendo parte da água que cai nele, evitando a saturação e, consequentemente, deslizamentos que podem agravar o processo erosivo.

 As erosões podem ser:

• Erosão por Gravidade: É provocada pela movimentação de rochas e sedimentos causados pela força da gravidade.

• Erosão Pluvial: É provocada por deslizamentos de terras motivados pela água das chuvas que desprendem a camada de terra superior e essa desliza.

• Erosão Eólica: É provocada pela ação dos ventos quando este transporta partículas que ao se chocarem transformam-se em partículas menores.

• Erosão Marinha: É provocada pela força das ondas quando estas se chocam contra a costa originando as falésias.

• Erosão Química: É provocada pelo calor, frio, água, umidade e outras ações que reagem quimicamente nas rochas.

• Erosão Glacial: É provocada pelo deslocamento das geleiras provocadas pela força da gravidade.

Podem ser classificadas como:

• Sulcos: Quando são formados canais de até 10 cm de profundidade.

• Ravinas: Quando são formados canais de até 50 cm de profundidade.

• Voçorocas: Quando são formados canais com mais de 50 cm de profundidade.

A erosão é bastante prejudicial à vida já que encobre terrenos férteis com materiais áridos, soterra lagos e rios provocando a morte de espécies animais e vegetais, dificulta o processo de oxigenação da água, provoca o desequilíbrio da fauna e da flora, provoca enchentes com grande preenchimento de lagos e rios.

Para amenizar e/ou anular um processo erosivo pode-se utilizar algumas técnicas que dificultam tais formações. O terraceamento consiste em formar degraus no solo, as curvas de nível consiste em arar o solo e semeá-lo seguindo cotas altimétricas e a associação de culturas em plantios que permitem a exposição do solo, com legumes que o recobrem bem. Todas essas técnicas objetivam a perda de velocidade no escoamento da água para que esta não leve as partículas que não estão presas.

Pode-se listar algumas atitudes que ajudam a evitar o impacto das erosões:

  • Não retirar coberturas vegetais de solos, principalmente de regiões montanhosas;
  • Planejar qualquer tipo de construção (rodovias, prédios, hidrelétricas, túneis, etc) para que não ocorra, no momento ou futuramente, o deslocamento de terra;
  • Monitorar as mudanças que ocorrem no solo;
  • Realizar o reflorestamento de áreas devastadas, principalmente em regiões de encosta.

  1. Condicionantes geológicos relacionados ao aparecimento das erosões

As erosões do município de Bauru estão presentes devido a um conjunto de fatores que de certo modo facilitam seu aparecimento. A esses fatores, damos o nome de condicionantes geológicos.

Um dos principais condicionantes é a formação do solo e sua composição. A cidade de Bauru localiza-se em uma região de solo arenoso, mais suscetível à erosão.

A inclinação do terreno também influencia nesse processo. Um terreno mais íngreme, que ainda por cima tem sua camada de vegetação já desmatada, como o do local em questão, acarreta em uma maior possibilidade do solo erodir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (929.8 Kb)   docx (768.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com