TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estudo do Movimento Retilíneo Uniforme e Acelerado

Por:   •  17/4/2022  •  Monografia  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário de Abaetetuba

Faculdade de Engenharia Industrial

Curso: Bacharelado em Engenharia de Produção

Anny Beatriz Sarraf De Assunção

Geovana Ribeiro Martins

Roberto Pimenta Miranda

Experiência 09

Estudo do movimento retilíneo uniforme e acelerado

Abaetetuba-PA

2022

Introdução

   A respeito do movimento retilíneo uniforme (MRU), evidenciamos que um objeto está em movimento quando este, ao longo do tempo, desloca sua posição em relação ao observador. Essa associação de deslocamento e tempo de deslocamento, chama-se velocidade.

   Se, ao longo do tempo, este determinado objeto continua se movendo com a mesma velocidade, falamos que seu movimento é uniforme. Assim, a cada intervalo igual de tempo, seu deslocamento espacial será o mesmo. Deste modo, (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante.

   Com relação ao Movimento Retilíneo Uniforme Acelerado (MRUA), este ocorre quando um corpo cuja velocidade aumenta sempre na mesma proporção ao longo do tempo.

   Conformo nós iremos nos aprofundar ainda mais no experimento, junto com a orientação do roteiro e a assistência do professor, buscamos atingir um dos nossos objetivos que é estudar as características físicas dos movimentos citados e suas equações matemáticas.

Desenvolvimento

   Ao término do relatório, nós devemos conseguir, Estudar as características físicas do movimento retilíneo uniforme (MRU) e (MRUA) de suas equações matemáticas; Compreender o funcionamento de um trilho de colchão de ar; Observar e caracterizar o movimento retilíneo uniforme e variado em um objeto móvel; Determinar distâncias e tempos através de régua, paquímetro digital e cronômetro digital; Determinação da velocidade média de um móvel através de medições de deslocamentos e intervalos de tempo; Verificar que a velocidade média para deslocamentos iguais é igual à velocidade média para deslocamentos não iguais, para um móvel com movimento retilíneo uniforme e variado..

MATERIAIS UTILIZADOS

  • Trilho de colchão de ar;
  • Carro de massa m adequada ao experimento;
  • Régua ou trena;
  • Paquímetro;
  • Cronograma ou similar;
  • Papel milimetrado;


4. Procedimentos experimentais

1. Inicialmente, entenda, de uma maneira geral, o funcionamento do equipamento utilizado neste experimento, ou seja, o trilho de colchão de ar e o cronômetro digital. Somente após esta etapa comece a realização do experimento.

R: etapa realizada com o auxílio do professor.

2. Verifique se o trilho de colchão de ar está convenientemente na posição horizontal, de forma que, se colocarmos o carro inicialmente em repouso sobre ele, este deve permanecer em repouso e não com aceleração em algum sentido.

R: trilho de colchão verificado corretamente.

4.1 Deslocamentos Iguais

4.1.1. Coloque o carro do trilho colchão de ar em movimento, imprimindo-lhe um impulso inicial (v0 ≠ 0m/s e de valor indeterminado), verifique o comportamento do mesmo com relação ao atrito entre o mesmo e o trilho.

R: Realizado conforme instrução.

4.1.2. Distribua os sensores do cronômetro como na Figura (5.1), adotando s0 = 0 mm e t0 = 0 s. Meça e ajuste cada deslocamento Δsi = si − si−1, com i = 1, 2, . . ., n, de forma uniforme ao longo do trilho de ar, ou seja, Δsi = Δsj para i = j.

R: Realizado conforme instrução.

4.1.3. Ligue o cronômetro e coloque o carro em movimento retilíneo, através de um impulso inicial, assim temos e v0 ≠ 0m/s, mas de valor indeterminado.

R: Realizado conforme instrução.

4.1.4. Meça o tempo que o carro leva para se deslocar entre os pontos definidos pelas posições si como na Figura (5.1), ou seja, meça os Δti = ti − ti−1 para os respectivos Δsi.

Pontos definidos

Intervalo de tempo (s)

𝝙t0 ⇾ 𝝙t1

1,16430

𝝙t0 ⇾ 𝝙t2

2,36760

𝝙t0 ⇾ 𝝙t3

3,63750

𝝙t0 ⇾ 𝝙t4

5,10650

𝝙t1 ⇾ 𝝙t2

1,20330

𝝙t2 ⇾ 𝝙t3

1,26990

𝝙t3 ⇾ 𝝙t4

1,46900

R:

4.1.5. Verifique se o carro percorre Δsi iguais em Δti iguais, ou seja, se a sua velocidade v = v0 = vméd em cada Δsi.

Pontos definidos

Velocidade (m/s)

Vm0 Vm1

0,128

Vm0 Vm2

0,126

Vm0 Vm3

0,123

Vm0 Vm4

0,117

Vm1 Vm2

0,124

Vm2 Vm3

0,118

Vm3 Vm4

0,102

R:

 

   

4.1.6. Coloque o carro em movimento algumas vezes, variando a intensidade do impulso inicial e entenda como isto se relaciona com a mudança dos valores de Δti.

R: 

[pic 2]

Figura 5.2: Disposição dos sensores: espaços diferentes entre os sensores de passagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (603.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com