TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Experimento Como Objetivo Mostrar Formação de Linhas de Campo Magnético Existente em um Imã

Por:   •  6/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO

O experimento tem como objetivo mostrar a formação de linhas de campo magnético existente em um imã.

INTRODUÇÃO TEORICA

Os gregos já percebiam o fato de que certas pedras tinham capacidade de atrair pequenos objetos metálicos. Hoje sabemos que estas pedras são constituídas dos chamados imãs naturais, compostas pelo minério chamado magnetita.

Os chineses conheciam o fato de certos materiais terem a propriedade de apontar sempre para a mesma direção (norte magnético), o que levou a descoberta da bússola, importante instrumento para navegação e orientação espacial, que nada mais é do que um pequeno imã.

O imã (ou magneto) é um objeto que provoca campo magnético em sua volta. Um imã permanente é feito de material fero magnético, suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin (giro, movimentação) dos elétrons que se encontram no interior da matéria.

A magnitude fundamental do campo magnético é a indução de campo, representado por B ⃗. A detecção de um campo magnético em um meio é feita pela influência que exerce sobre uma carga elétrica em movimento, assim, pode-se definir a indução de campo magnético como a força que exerce perpendicularmente sobre uma carga unitária de velocidade, também igual a um.

F=|q|vB sin⁡θ → B=F/|q|v

F = força campo magnético (N);

q = carga elétrica (C);

v = velocidade deriva (m/s);

B = campo magnético (T);

sin θ = angulação do campo magnético em relação a velocidade.

Para descobrirmos o sentido da força do campo magnético (positivo ou negativo), podemos fazer uso de um simples e prático macete, usado não somente para campo magnético como também para especificar sentido e direção de qualquer vetor: a regra da mão direita.

imagem: <https://www.ebah.com.br/content/ABAAAemZ8AK>

Admitimos, em física, três tipos de materiais, segundo seu comportamento em presença de campos magnéticos: ferromagnéticas, que ficam permanentemente imantadas ainda que se retire o agente do campo. As paramagnéticas, que apresentam uma imantação temporária e tênue, que desaparece ao eliminar-se o campo. E as diamagnéticas, que são repelidas pelos ímãs de forma indiscriminada.

As linhas de campo magnético são fechadas, elas saem do polo norte (positivo) e seguem em sentido ao polo sul (negativo) e nunca se cruzam semelhante aos campos elétricos. Nos polos a concentração de linhas é maior e por consequência mais intensa o campo magnético.

Imagem: <http://eletronicanoel.blogspot.com>

As linhas de campo terão formato proporcional à geometria do imã, e a localização dos polos. Podemos encontrar imãs dos mais variados formatos e formas, desde a tradicional barra retangular, como formatos que se assemelham a ferraduras e outras infinidades.

MATERIAL UTILIZADO

Lã de aço;

Peneira;

Folha de papel sulfite A4;

Imã.

| ← imãs → | ← pó da lã de aço → |

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Retirar a lã de aço da embalagem e coloca-la sobre uma folha de papel. Fracionar a lã de aço ao menor diâmetro possível, para que se torne literalmente um pó de lã, sobre a folha de papel que facilita sua remoção.

Posicionar o imã desejado sobre a mesa, cada geometria de imã ocasiona linhas de campo diferentes. Após posicionar o imã, cobri-lo com outra folha de papel.

Remover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com