TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Delineamento de experimentos em serviços ecossistêmicos no Campo do Batalha - APA de Baturité

Por:   •  27/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Disciplina: Biologia de Campo

Prof: Dr. Jober Fernando Sobczak

Aula: Delineamento de experimentos em serviços ecossistêmicos no Campo do batalha- APA

de Baturité

Acarape-CE


Relatório de delineamento de experimentos em serviços ecossistêmicos no Campo do batalha-

APA de Baturité

Antonia Francisca Souza, Bruno Roberto da Silva Queiroz*, Brenda Kelly Souza Santiago*, Marcia Maria Rodrigues Silva *, Maria Patricia*, Jober Fernando Sobczak*

*Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, e-mail: franciscapacoti@gmail.com, bruno2011roberto@gmail.com, brendasantiago070@gmail.com, marcinhahrs@gmail.com, maria.patricia.19101997@gmail.com, Jobczak@unilab.edu.br

Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Biologia de Campo ministrada pela prof. Dr. Jober Fernando Sobczak


Resumo

Este trabalho é referente a aula de campo realizada na APA da serra de Baturité, onde analisamos os serviços ecossistêmicos que a APA oferece, levantamos hipóteses e delineamos experimentos no intuito de corroborar as hipóteses levantadas, nossa hipótese tem como objeto de estudo a associação entre bromélias e aranhas da família salticidae que utilizam as bromélias como habitat, descrevemos também vários outros serviços ecossistêmicos extremamente importantes para a região.

Palavras-chave: Serviços ecossistêmicos, APA, bromélias, salticidae

Introdução

Este trabalho vem relatar a aula de campo realizada no âmbito da componente curricular biologia de campo. A aula teve como objetivo o treinamento dos discentes em campo na observação da biodiversidade, habilidade em desenvolvimento de pesquisa científica no campo e delineamento experimental. O trabalhado está centralizado na análise dos serviços ecossistêmicos da área já citada.

Conceitualmente serviços ecossistêmicos, são os benefícios diretos e indiretos obtidos pelo homem a partir dos ecossistemas. Dentre eles pode-se citar a provisão de alimentos, a regulação climática, a formação do solo, etc. (Daily, 1997; Costanza et al., 1997; De Groot et al., 2002; MA, 2003). São, em última instância, fluxos de materiais, energia e informações derivados dos ecossistemas naturais e cultivados que, combinados com os demais tipos capital (humano, manufaturado e social) produzem o bem-estar humano. Tal como no caso dos ecossistemas, o conceito de serviços ecossistêmicos é relativamente recente, sendo utilizado pela primeira vez no final da década de 1960 (King, 1966; Helliwell, 1969).

Os serviços ecossistêmicos são classificados em sete categorias principais (regulação de gás, regulação de clima, regulação de distúrbios, formação de solo, ciclagem de nutrientes, tra-tamento de resíduos e serviços culturais e recreacionais), e os seus valores são calculados com base na sua contribuição marginal relativa a outros insumos nas funções de produção e bem-estar (Andrade et al, 2009)

Alguns serviços ambientais foram identificados na área observada como a polinização por abelhas que são consideradas os principais polinizadores em ambientes naturais e agrícolas.


Esse serviço ecossistêmico é essencial para a manutenção das populações selvagens de plantas e para a produção de alimento nos ambientes agrícolas e está ameaçado em várias regiões do mundo. A polinização é considerada um serviço ecossistêmico regulatório. Ela é importante para a produção de alimentos (flores bem polinizadas produzem frutos de melhor qualidade, peso e sementes em maior número (Ricketts et al. 2008)) de biocombustíveis (Rizzardo et al. 2008, Durán et al. 2010), e principalmente para a manutenção da biodiversidade em áreas na-turais, um serviço de valor inestimável. As árvores tropicais dependem em 90% de animais polinizadores (Bawa 1990). A produção de frutos está na base da cadeia alimentar, sendo de fundamental importância para o equilíbrio dos ecossistemas. Muitos associam as abelhas à es-pécie Apis mellifera, também conhecida como abelha doméstica e atualmente existente em to-dos os continentes, pois foi introduzida pelos colonizadores nas Américas e na Austrália. Elas são polinizadoras fundamentais para a agricultura, assim como poucos outros que também são criados em escala comercial, e o valor deste serviço da polinização agrícola foi estimado como sendo de 9,5% do valor da agricultura em 2005, ou 153 bilhões de Euros (Gallai et al. 2009).

Por apresentar vestígios de mata atlântica, a região tem importante papel na regulação do clima da região, e na recarga do lençol freático, pois a conservação da mata influencia positi-vamente na manutenção de um clima mais ameno para a região, e um solo com maior capaci-dade de absorção de água, tornando a área, um local de recarga dos lençóis freáticos que abas-tecem a região e todo o maciço de Baturité, sendo estes serviços ecossistêmicos extremamente importantes e que se encaixam em uma das sete categorias principais de serviços ecossistêmicos. Foi encontrado também bambu uma planta da subfamília Bambusoidae da família das gramí-neas, O bambu pode ser considerado um serviço ecossistêmico por ser usado em artesanato, pois possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objetos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifí-cios à prova de terremotos. Também é possível produzir a partir desta gramínea, a fibra de bambu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (472.7 Kb)   docx (238.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com