TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Maquete Disciplina Técnicas Da Construção

Por:   •  3/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO E FACULDADES GRUPO UNIFTEC

RELATÓRIO MAQUETE DISCIPLINA TÉCNICAS DA CONTRUÇÃO I

MARCELI MACIEL MARTA

PAULINHO SCHMIDT

RAFAEL PAZ

MAQUETE DE ALVENARIA

NOVO HAMBURGO, 18 de maio de 2022

Nos primeiros dias da disciplina de Técnicas da Construção I foi nos proposto um trabalho para a realização de uma maquete utilizando os conteúdos que foram nos passados no decorrer das aulas, então este relatório tem como objetivo enfatizar os processos usados até o momento para a realização da maquete. No dia que foi disponibilizado para fazermos a maquete, os alunos deveriam se dividir em trios, logo, Marceli e Rafael já estávamos pensando no que projetaríamos.

Segue foto do projeto em planta baixa:

[pic 1]

Nós executaremos apenas uma parte da casa, onde se localiza o banheiro e um quarto, e fazer com um corte no banheiro na vertical deixando em aberto para mostrar o interior dele ainda em processo de construção, já o quarto deixaríamos todo pronto com os devidos acabamentos, pintura, piso cerâmico, janela, porta, telhado e tudo mais.

No primeiro momento tínhamos que ver qual projeto em planta baixa escolheríamos, e qual o método de construção iriamos fazer a maquete. Qual seria o tipo de construção adotada, qual seria o melhor tipo de material a ser utilizado visando a facilidade no manuseio, trabalhabilidade e resistência antes, durante e após o término da maquete. Depois o nosso colega Paulinho precisava de um grupo, então agora ele estava fazendo parte do time também.

Para a execução da maquete foi utilizada na primeira etapa uma base de isopor de 100 cm x 50 cm de largura por 5 cm de espessura e nela colocamos um perfil de metal com a dimensão de 50 x 50 cm de comprimento, usamos esse perfil para colocar o graute quartzolit, que é um tipo de concreto ou argamassa de alta resistência utilizado para preencher vazios de concretagem, também conhecidos como bicheiras, esse graute seria a base principal, a nossa fundação de radier, usamos ele então para preencher a nossa área do perfil metálico.

Paulinho fez a mistura deste produto com água até obter uma massa homogênea quase em consistência de nata, e logo depois o Rafael preencheu uma primeira camada de aproximadamente 1,5cm com a pasta na base de metal, também colocamos em cima desta massa uma tela adesiva de poliéster anti fissuramento, acrescentamos em seguida a camada final da massa, deixamos um vão de 5 centímetros sem a massa para mostrar as etapas da construção da maquete. Segue abaixo os dois materiais que usamos:

[pic 2]

Fonte: https://www.casamattos.com.br 

[pic 3]

Fonte: https://www.tintasribeirao.com.br/acessorios

Assim o trio optou pela fundação em radier, onde é feita somente uma laje que seria a fundação, facilitando a execução e a demonstração das etapas. Segue algumas fotos da execução: 

[pic 4]

Foto 1: Aqui já colocamos a primeira camada de graute e acrescentamos no meio a fita adesiva de antifissuras, na imagem conseguimos ver a parte onde não colocamos o graute, deixamos visível para demonstrar as etapas até o resultado.

[pic 5]

Foto 2: nesta imagem vemos o Rafael colocando a segunda camada de graute, aqui já está colocada as fitas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (939.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com