TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Mec Flu

Por:   •  23/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 10
  1. Relatório Calibração do tubo de Venturi

 Layane Stefany Alves de Oliveira – layanealves.eng@gmail.com

Rodrigo de Melo e Silva – rodrigodmes@gmai.com

Instituto Federal de Goiás – IFG

GOIÂNIA, 20 de setembro de 2019

Resumo

        O medidor Venturi se constitui em um dos equipamentos mais utilizados para a medição de vazão em tubos, apresentando facilidade de instalação e manutenção, boa confiabilidade e custo relativamente baixo. O presente relatório teve como objetivo apresentar resultados quanto a um experimento realizado no laboratório de mecânica dos fluidos do Instituto Federal de Goiás. O trabalho teve como objetivo obter experimentalmente a variação de pressão em mmHg comparando com o estudo de Bernoulli e a calibração do tubo de Venturi, utilizando uma bancada de hidráulica HD98.

Palavras-chave: mecânica dos fluidos, tubo de Venturi, Bernoulli, pressão.

  1. 1 Introdução

        A equação de Bernoulli é utilizada para, entre outras aplicações em hidráulica, quantificar velocidades de escoamentos estacionários de descarga de reservatórios, estimar a velocidade de escoamentos e correspondentes caudais. A verificação da Equação de Bernoulli está portanto presente quer nas operações de previsão feitas pelo Engenheiro, quer nas correspondentes operações de verificação e experimentação em geral (Moreira, M. 2007). Esta equação é considerada a principal equação da mecânica dos fluidos e explica diversos fenômenos presentes na vida do ser humano.

        Além da Equação de Bernoulli, no presente trabalho fez-se também o uso do tubo de Venturi, que pode ser utilizado para medir a velocidade de um escoamento e também a vazão de um fluido, baseado na diferença de pressão provocada por diferentes áreas de seção transversal da tubulação. 

  1. 2 Fundamentação Teórica

2.1 Equação de Bernoulli

        A equação de Bernoulli leva este nome em homenagem ao autor que a publicou, Daniel Bernoulli. Daniel Bernoulli, filho de Johann Bernoulli e sobrinho de Jacques Bernoulli, nasceu do dia 8 de fevereiro em Groningen, nos Países Baixos. Quando tinha 5 anos sua família retornou à Basiléia, na Suíça, cidade natal do seu pai, onde Johann assumiu a cadeira de Matemática na Universidade da Basiléia, deixada por Jacques, após sua morte. Daniel foi o mais famoso dos três filhos de Johann, sendo que todos, em alguma ocasião, ocuparam postos de professor de matemática. Em 1724, publicou seu primeiro trabalho – Exercícios Matemáticos – dividido em quatro tópicos: o primeiro sobre probabilidade; o segundo sobre o fluxo de água através de um oríficio; o terceiro sobre a equação diferencial de Riccati e o quarto sobre a geometria de figuras limitadas por dois arcos de um círculo.

[pic 1]

        

        

Figura 1: Pintura de Daniel Bernoulli (1700 – 1782).

        Sua obra mais importante foi publicada em 1738, Hydrodynamica. Essa obra contém a primeira análise correta de como a água flui através de um orifício em um recepiente. O estudo baseava-se no princípio da conservação de energia que havia estudado com seu pai em 1720. Daniel também discorre sobre bombas e outras máquinas para bombear água. Uma descoberta aparece no décimo capítulo onde Daniel discute a base da teoria cinética dos gases e apresenta as leis dos gases e a equação de estado, embora não tão detalhada, descoberta por Van der Waals um século mais tarde. Esse trabalho também contém o princípio da hidrodinâmica, conhecido hoje como Princípio de Bernoulli.

        A equação de Bernoulli é aplicada para descrever o comportamento de um fluido ao longo de um escoamento qualquer, que pode envolver elevações diferentes ou mudanças de área, que implicarão na velocidade do escoamento estudado. Considerando o escoamento mostrado na figura a seguir:

[pic 2]

Figura 2: Representação de um escoamento utilizado para demonstração da fórmula de Bernoulli.

        Nota-se que o escoamento demonstrado possui as variações que são cobertas pela equação, tais como a diferença entre alturas h1 e h2, além da diferença dimensional entre as áreas A1 e A2, resultando em velocidades diferentes v1 e v2 e também diferentes pressões nas seções de análise, p1 e p2. 

        Para a obtenção da equação de Bernoulli são necessárias algumas considerações. Estas considerações servem para delimitar as condições principais para o escoamento, uma vez que uma grande gama de variáveis pode aumentar consideravelmente a complexidade do problema, sem apresentar um ganho de precisão relevante. Deste modo, considera-se: 

  • Escoamento incompressível: Para um escoamento incompressível, as propriedades do fluido se mantêm constantes durante todo o escoamento. Assim, a densidade do fluido escoante será a mesma para ambos os pontos 
  • Ausência das forças de viscosidade: Essa consideração descarta as forças provindas da viscosidade do fluido, principalmente as forças de atrito entre o fluido e a parede, que causariam um aumento na complexidade do problema para incluir forças que não serão relevantes. 
  • Escoamento irrotacional: A consideração de escoamento irrotacional implica na ausência de rotação do fluido tanto na entrada e saída como ao longo do escoamento. Esta consideração é importante pois a presença de um movimento de rotação do escoamento dificultaria a modelagem das equações 
  • Escoamento linear: Como consequência das considerações anteriores, quando retiramos o efeito da viscosidade, aliado a ausência de rotação no escoamento, temos uma velocidade uniforme ao longo do tubo. Note que a velocidade não é igual para o tubo, é igual apenas ao longo de uma seção transversal do escoamento.

        Com isso, tem-se a equação de Bernoulli através da energia mecânica entre os pontos 1 e 2, dadas por:

[pic 3]

                                

        Sabe-se que a diferença entre as energias pode ser escrita como a multiplicação do volume do fluido, que chamaremos V, pela diferença de pressão no escoamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (722.8 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com