TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Processos Químicos I

Por:   •  8/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

1 - Sistemas Reacionais

São sistemas que envolvem reações químicas, onde a reação principal irá ocorrer e será acompanhada de reações secundárias.

1.1 - Reações Secundárias

É muito comum na química, que os mesmos reagentes possam reagir de várias maneiras, dando origem a diferentes produtos. Em geral deseja-se obter apenas um desses produtos, os outros são chamados de secundários, e as respectivas reações que os produzem são denominadas reações secundárias.

2 - Reagente Em Excesso e Reagente Limitante

O reagente limitante é aquela espécie participante de uma reação química que, teoricamente, acabaria primeiro (isto é, acabaria seria totalmente consumida) no caso de a reação se completar de acordo com a sua equação química. Na engenharia química o reagente limitante é aquele que possuir a menor extensão máxima de reação, o outro será consequentemente o reagente em excesso.

2.1 - Extensão de Reação

A extensão de reação refere-se a uma equação química particular e denota quanto da reação ocorre. É calculada dividindo-se a variação no número de mols de uma espécie (tanto reagente quanto produto) que ocorre em uma reação pelo coeficiente estequiométrico respectivo.

3 - Sistemas Multicompostos

OBJETIVOS

A prática realizada teve como objetivos compreender os conceitos relacionados aos sistemas multicompostos onde ocorrem reações químicas com desprendimento de gases. E também, através da definição de extensão de reação calcular o número de mols reagindo, em seguida com tal informação, efetuar os devidos cálculos para encontrar todas as quantidades molares desconhecidas dos reagentes e dos produtos, a porcentagem de reagente em excesso e o rendimento especificado da reação.

MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados durante a prática foram:

1 balança semi-analítica;

2 provetas de 100 e 50 mL;

Bicarbonato de sódio;

Solução de HCl;

Luvas de borracha;

Espátula metálica;

Béquer de 250 mL;

Agitador mecânico;

Haste universal;

Utilizando a balança semi-analítica pesou-se juntamente o béquer vazio e a proveta de 50 mL, depois o comando tara foi utilizado para descontar o valor da massa. Logo após, as vidrarias foram retiradas, porém a balança foi mantida em funcionamento.

Na mesma balança pesou-se o béquer novamente vazio, tarou-se a balança, em seguida 6,3 g de NaHCO3 foram pesados. Mediu-se na proveta 75 mL de água. A quantidade de 6,3 g de NaHCO3 e os 75 mL de água foram adicionados no béquer. Agitou-se manualmente a solução até o bicarbonato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com