TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Traço de Concreto

Por:   •  20/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O experimento consiste em realizar traços de concreto a partir de um laboratório virtual, onde o mesmo pede dois procedimentos de mistura, o procedimento de mistura manual, que é realizado com a enxada e o procedimento de mistura mecânica, que é realizado com uma betoneira.

Apesar de não ser um experimento real, ou seja, que traga o mesmo conhecimento de um experimento que seja realizado presencialmente traria, o laboratório virtual de traços de concreto é bastante simples, fácil e prático, pois ele traz os mesmos procedimentos pra realizar um traço de concreto de forma muito clara.

Os procedimentos foram realizados de acordo com a ABNT NBR 12655:2006. Esta norma é aplicável a concreto de cimento Portland para estruturas moldadas na obra, estruturas pré-moldadas e componentes estruturais pré-fabricados para edificações e estruturas de engenharia, e que regulamenta o valor máximo para cada aplicação do concreto.

2. OBJETIVOS

O principal objetivo a se fazer é a realização de traços de concreto a partir de um laboratório virtual, tanto com procedimento manual, tanto com procedimento mecânico que é com o uso da betoneira. Daí em diante, escolher um traço de concreto a ser concluído. E no fim, termos uma boa experiência, ao entendermos as etapas que compõe a produção de um traço de concreto.

3. MATERIAIS E MÉTODOS DE ENSAIO

Os materiais que compõe o experimento são o cimento, água, areia, brita do tipo 1, brita do tipo 2, betoneira e a enxada. Será realizado dois tipos de ensaio, o procedimento de mistura manual e o procedimento de mistura mecânica. No manual o material utilizado é a enxada, já no mecânico o material utilizado será a betoneira.

O laboratório no procedimento manual se inicial despejando a areia, depois com uma enxada espalhando-a, em seguida o cimento, logo após será misturado com a areia e também com a enxada. Prosseguindo com os dois tipos de brita, misturando junto ao cimento e a areia, e por último a água. No procedimento mecânico, começamos pelas britas, do primeiro e segundo tipo, após será derramada a primeira metade do traço da água que será utilizado na betoneira, em seguida colocaremos a betoneira para mexer por um minuto. Em seguida despejaremos o cimento, e colocaremos a betoneira novamente para mexer, dessa vez por dois minutos. E por último a areia, logo após a segunda metade do traço da água e mexeremos com a betoneira por três minutos, e assim terá concluído a execução do traço de concreto.

4. MÉTODO DE DOSAGEM

O traço do concreto é uma forma de representar as quantidades e as proporções de cada material que compõe o concreto, dos agregados miúdos e graúdos. Dentre os tipos de traços do concreto tem o rico, o médio e o pobre, nós optamos em utilizar o traço do tipo médio, ou seja, um meio termo entre o traço rico e o pobre. E cumprindo todas as condições que o roteiro exigia escolhemos o traço médio (1 : 5) que é o (1 : 2,06 : 2,94) para os dois tipos processos de mistura, o manual e o mecânico. Destrinchando o traço escolhido temos a composição de um quilo de cimento, dois quilo e seis gramas de areia, um quilo e quarenta e sete gramas do primeiro tipo de brita e também o mesmo peso do segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com