TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Ensaio Granulométrico

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA TÉCNICA GETÚLIO VARGAS

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Jane Kelly Bosco de Oliveira

Turma 1º R (A)

ESMCC

Relatório de ensaio granulométrico

São Paulo

17/10/2018

OBJETIVO

O ensaio granulométrico baseado na NBR/7181, possui como principal objetivo estimar a porcentagem e conhecer a distribuição de grãos dos agregrados graúdos e miúdos, possibilitando sua representação através de gráficos.

Neste relatório, estará descrito passo a passo de como foi realizado cada um dos experimentos propostos, os materiais e equipamentos necessários e os resultados obtidos após a realização destes.

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS

  • Balança
  • Becker
  • Recipiente de plástico

MATERIAIS UTILIZADOS

  • Pedra
  • Tijolo
  • Água
  • Areia

PROCEDIMENTOS

Em aula, foram propostas três questões nas quais era desejado dos alunos a apresentação de um método que solucionasse de forma satisfatória as questões postas.

1ª Questão

A primeira questão era para determinar o peso específico de uma porção não pré-estabelecida de pedras. O peso específico calcula-se através da fórmula:

Peso específico = peso/volume.

Resolução

Em sala, pesamos cerca de 800g de pedra no becker, subtraímos o valor do becker de 20g e assim obtemos 780g como o peso da pedra. Para o volume, utilizamos a graduação do próprio becker que constava 500 ml.

2ª Questão

        A segunda questão era para determinar o percentual de umidade em um tijolo de argila. A umidade é encontrada através da fórmula:

% h = Pa/Ps * 100

Onde:

H: % umidade

Pa: peso molhado

Ps: Peso seco

Resolução

        Para a realização, pesou-se o tijolo completamente seco e foi utilizado um recipiente com água (com dimensões suficientes para submergir o tijolo por completo) e após alguns minutos, o tijolo foi pesado novamente e aplicou-se a fórmula.

3ª Questão

        O último experimento consistia em calcular o percentual de materiais pulverulentos em uma porção de areia determinada pelo grupo.

Resolução        

Pesou-se uma amostra de areia contendo 520g e com o auxílio de um copo plástico com pequenos furos em seu fundo (simulando a abertura de uma peneira), passamos uma pequena amostra desse peso total de 520g e a partir da % acumulada, calculamos o percentual de material granular.

RESULTADOS

  1. No primeiro experimento, obteve-se o resultado de 0,641025 como peso específico das pedras.
  2. No segundo, obteve-se o resultado de 4, 90454% de umidade no tijolo, onde o peso do tijolo seco era de 1.430g e do tijolo úmido de 1.500g.
  3. No terceiro, foi realizada regra de 3 com uma amostra determinada pelo peso de 20g e determinou sem precisão uma porcentagem de 5% de materiais pulverulentos.

COMPARAÇÃO

1ª Questão

Solução apresentada em sala pela professora:

Medir determinada quantidade de água na proveta, colocar as pedras dentro e o valor que aumentar será o volume da pedra. Em seguida, aplicar a fórmula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com