TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Ensaio Los Angeles

Por:   •  10/3/2020  •  Ensaio  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

De acordo com a norma ABNT NBR 9935/2005, que determina a terminologia dos agregados, o termo agregado é definido como material sem forma ou volume definido, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para produção de argamassas e de concreto. Woods (1960) define agregados como sendo uma mistura de pedregulho, areia, pedra britada, escória, ou outros materiais minerais, usada em combinação com um ligante para formar um concreto, uma argamassa etc.

Todos os revestimentos asfálticos constituem-se de associações de ligantes asfálticos, de agregados e, em alguns casos, de produtos complementares. Essas associações, quando executadas e aplicadas apropriadamente, devem originar estruturas duráveis em sua vida de serviço. Para que isso ocorra, deve-se conhecer e selecionar as propriedades que os agregados devem conter. Bernucci (2010)

Ainda segundo Bernucci (2010) “O agregado escolhido para uma determinada utilização deve apresentar propriedades de modo a suportar tensões impostas na superfície do pavimento e também em seu interior. O desempenho das partículas de agregado é dependente da maneira como são produzidas, mantidas unidas e das condições sob as quais vão atuar. A escolha é feita em laboratório onde uma série de ensaio é utilizada para a predição do seu comportamento posterior quando em serviço”.

O primeiro ensaio a ser realizado nesse agregado, ainda na jazida, é o de abrasão, de acordocom norma DNER-ME 35/98, esse ensaio tem por finalidade definir o desgaste superficial dos grãos do agregado quando sofrem atrito. A resistência à abrasão mede, portanto, a capacidade que o agregado tem de se não alterar quando manuseado: carregamento, basculamento, estocagem, desde a saída da jazida até sua utilização no tráfego.

OBJETIVO

Determinar o desgaste sofrido pelo agregado, através da abrasão sofrida na máquina Los Angeles, de acordo com a norma DNER-ME  35/98.

APARELHAGEM

  1. Balança com precisão de 0,1g;
  2. Peneira n° 19;
  3. Peneira n° 12,5;
  4. Peneira n° 9,5;
  5. Peneira de 1,7 mm;
  6. Máquina “Los Angeles”;
  7. Esferas de ferro;

METODOLOGIA

Inicialmente foi definida a graduação do agregado a ser utilizada no ensaio, agregado lavado e seco em estufa, no caso do ensaio realizado  o agregado já havia passado pelo processo de lavagem e secagem da amostra. De acordo com a norma DNER-ME 35/98, definiu-se a graduação B, com as peneiras listadas acima, foi feito a separação da amostra de agregado graúdo, a figura 1 mostra em detalhes as peneiras utilizadas.

Figura 1 - Conjunto de peneiras utilizadas no ensaio.

[pic 1]

O material retido na peneira n° 19 foi descartado, o material retido na peneira 12,5 foi pesado um total de 2500g, como é informado na norma, o mesmo oi feito com o material retido na peneira n° 9,5. Com isso obteve-se a amostra de 5000g de agregado. (Figura 2 e 3)

Figura 2- Agregado retido na peneira n°12,5

[pic 2]

Figura 3- Agregado retido na peneira n° 9,5.

[pic 3]

Em seguida, foi colocado na máquina de abrasão Los Angeles a amostra total de 5000g de agregado junto com as esferas de ferro (Figura 4). A quantidade de esferas a ser utilizada no ensaio vai de acordo com a graduação determinada no inicio do ensaio, de acordo com a norma a graduação B deve conter  11 esferas dentro da máquina, com velocidade de 30 a 33 rpm e 500 rotações, que pode variar de acordo com a graduação, que tem na sua finalidade causar o desgaste no agregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (477 Kb)   docx (394.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com