TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Em Engenharia Civil

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.190 Palavras (17 Páginas)  •  1.208 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Construção Civil

PCC2652 – Estágio Supervisionado em Engenharia de Construção

Civil II

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO

Aluno: Débora Yuri Shigematsu

NUSP: 6483928

Orientador: Prof. Dr. Fabiano Correa

São Paulo, junho/2015

Conteúdo

Conteúdo        

1        Introdução        

2        Objetivos        

3        Sustentabilidade e AQUA        

4        Descrição da Empresa        

5        Descrição das atividades        

5.1        Leroy Merlin Villa Lobos        

5.2        Even Bella Anhaia Melo        

6        Contribuição para a empresa        

7        Considerações finais        

8        Referências bibliográficas        


  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado tem como objetivo dar ao estudante início à vida profissional, dando oportunidade de contrato diferenciado para que sejam conciliadas as rotinas na empresa e na faculdade.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as atividades feitas durante a segunda parte do estágio supervisionado, assim como a evolução das atividades com relação ao primeiro semestre de estágio.

Como oportunidade de primeiro trabalho surgiu a Inovatech Engenharia, a empresa para qual trabalho. É uma consultoria na área de construções sustentáveis, tendo como carro chefe atualmente auxílio na obtenção da certificação AQUA, Alta Qualidade Ambiental, da Fundação Vanzolini.

  1. OBJETIVOS

O objetivo do estágio no primeiro semestre era auxiliar a equipe de obras no acompanhamento de diferentes projetos em diferentes fases de construção, para que ao final fosse feita a auditoria junto à Incorporadora correspondente para a obtenção da certificação AQUA, cada obra com suas particularidades.

Em um segundo momento dentro de minha experiência na empresa, pude participar do fechamento das documentações em alguns projetos e pude presenciar uma auditoria. Como acompanhei as obras um bom intervalo de tempo, percebi quais são as maiores dificuldades do acompanhamento e da inserção das soluções sustentáveis no canteiro de obras sustentável da atualidade.

  1. SUSTENTABILIDADE E AQUA

O conceito de sustentabilidade não é definido e a palavra tem sido muito utilizada atualmente devido ao aumento da preocupação com o meio ambiente, mesmo que não envolva somente questões ambientais. Uma definição de desenvolvimento sustentável muito difundida é a publicada no documento Our Common Future, 1987, que diz que “o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” (WCED, 1987).

Mesmo com o foco da mídia em relacionar ao conceito de sustentabilidade somente questões ambientais, ele é mais abrangente e envolve questões sociais e econômicas também. Acredito que ele está relacionado a tomar atitudes economicamente viáveis de maneira a preservar o meio ambiente na mesma medida em que o conforto e bem estar da sociedade são levados em consideração. Ou seja, as três dimensões (social, econômica e ambiental) estão relacionadas entre si.

Segundo John, V. M, 2008, “Em sociedades como a brasileira, a qualidade do ambiente construído é uma marca de exclusão social. Ser pobre normalmente significa não ter acesso a um ambiente construído de qualidade. Os ricos habitam áreas com qualidade ambiental muito melhor que as habitadas pelos pobres, as favelas. Portanto, a sustentabilidade da sociedade brasileira exige uma ampliação considerável do ambiente construído.” Assim, a construção civil é uma necessidade para o contexto brasileiro de desenvolvimento, visto que ainda existe um déficit habitacional considerável e há uma grande parte da população brasileira vivendo em favelas.

Porém, o setor da construção civil é um setor que demanda a utilização de muitos recursos naturais, sendo renováveis ou não. “Entre 40% e 75% dos recursos extraídos da natureza são utilizados na construção civil. A escala de produção de materiais de construção é muito grande. O cimento é o material artificial de maior consumo: 1,5 bilhões de toneladas ao ano, ou seja, cerca de 250 kg/hab/ano ê esta produção está crescendo. Para cada quilo de cimento são utilizados aproximadamente 5 kg de agregados naturais e cerca de 600 g de água. Assim, o consumo médio per capita de produtos a base de cimento é de mais de 1.500 kg anuais.” (JOHN, V. M., 2008). Com tamanha utilização de recursos, seja na utilização da matéria prima como consumo de energia durante a cadeia produtiva desses materiais de construção civil, é necessário que haja preocupação com a eficiência de todo o processo de construção.

É com a motivação de que o setor da construção civil possui muitos impactos que, pessoalmente, a construção sustentável é de meu interesse e por isso procurei uma ocupação na área.

Para auxiliar na diminuição desses impactos, existem ferramentas que têm como função garantir o cumprimento de um conjunto de diretrizes em um determinado nível. Um exemplo é a certificação ambiental para empreendimentos imobiliários, que possui diversos exemplos no Brasil, tais quais LEED, AQUA ou o Selo Azul da Caixa Econômica Federal. Estes se baseiam em um referencial técnico e são todos passíveis de auditoria para que se consigam os respectivos selos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (266.1 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com