TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Fresamento

Por:   •  16/11/2017  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 3

Fresamento é um processo de usinagem para criar engrenagensestriados e coroa de comando usando uma máquina de fresa caracol, que é um tipo especial de Fresa. Os dentes ou estriados ou filetes, são cortados progressivamente na peça por uma série de cortes feitos por uma ferramenta de corte chamada de Caracol. Comparado a outros processos formadores de engrenagens, é relativamente bem mais barato e ainda preciso, uma vez que pode ser utilizado para uma grande gama de outros tipos de peças. É o processo mais utilizado para corte de engrenagens na criação de engrenagens retas e helicoidais.

Equipamentos e materiais utilizados

  • Furadeira fresadora: Marca EURON, modelo, EFF32 A, com cabeçote engrenado, avanço automático no mangote, avanço automático longitudinal (eixo x), avanço motorizado vertical (eixo z), cabeçote inclinável, sistema de rosqueamento, sistema de refrigeração, luminária de serviço e protetor acrílico contra cavacos com sistema de segurança.

[pic 1]     [pic 2]

  • Duralumínio 1” x 53 x 76 mm

[pic 3]

  • Jogo de pinça e fresa aço rápido ø 16 mm

[pic 4]                 [pic 5]

  • Paquímetro digital Mitutoyo 150 mm

[pic 6]

  • Chave de aperto da morsa, esquadro, calços, lima e pincel.

[pic 7]   [pic 8]

Processo de fresamento

Todo processo começa com a definição do da rotação e avanço, no nosso caso foi usado 956 Rpm de rotação e 50 mm/min de avanço.

Primeiramente a peça foi presa em uma morsa de bancada e retirada sua rebarba com uma lima para uma melhor fixação na morsa da fresa, depois rebarbada a peça de alumínio é presa na fresa sobre uns calço para ficar na altura certa para o fresamento.

[pic 9]    [pic 10]

Depois de bem fixada na morsa, começa o fresamento pelas suas laterais para colocá-la em esquadro e também suas medidas laterais.

[pic 11]      [pic 12]

Ao termino de da usinagem nas laterais, começa-se a usinagem dos rebaixos tanto do lado esquerdo quanto no lado direito da peça, estes rebaixos possui uma largura de 5 mm e uma profundidade também de 5 mm.

[pic 13]         [pic 14]

A peça tambem possui um rebaixo no centro , que acompanha a mesma profundidade dos rebaixos, só com largura diferente de 20 mm.

[pic 15]

Depois de ter fresado a peça toda de acordo com o desenho mecânico fornecido pelo professor, confere suas medidas para verificar se estar realmente dentro dos padrões estabelecidos pelo roteiro.

[pic 16]

Já com as medidas todas conferidas e corretas faz a furação com uma broca de ø 8 mm, são dois furos ambos com as mesmas medidas ø 8 mm x 15 mm de profundidade.

[pic 17]

Dificuldades com a prática

Todo processo de fresamento é um pouco difícil, pois a máquina disponível não é muito adequada para este tipo de trabalho, suas funções não estão bem claras e seu processo de manuseio e muito diferente daquilo que se encontra no mercado. Também alguns alunos por possuírem algum conhecimento na área assumem a máquina, todo o processo e não permite que outras pessoas que não tem conhecimento algum do maquinário, interaja, aprendam e sintam como é todo o processo de fabricação de uma peça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (673.1 Kb)   docx (591 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com