TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Práticas de Laboratório

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

MARCO ANTONIO MILANEZE OLIARI

BRENER PRETTI MACIEL POLAC

PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

Relatório 1

VITÓRIA

2018

  1. CONCEITOS TEÓRICOS
  1. Associação de Resistores
  1. Resistores em Série

Componentes de um circuito elétrico são associados em série quando um dos seus terminais é comum e ambos são percorridos pela mesma corrente.1 A unidade de corrente pelo Sistema Internacional é A (ampere).

[pic 2]

Figura 1: Os resistores R1, R2 e R3 estão associados em série.

A resistência total de um circuito em série pode ser calculada a partir da soma do valor da resistência de cada componente do mesmo, e é dada em Ω (ohms).

Req = R1 + R2 + R3 + ... + Rn

A tensão de um circuito fechado em série está diretamente relacionada com a Lei de Kirchhoff das Tensões, que estabelece a nulidade da soma das quedas e elevações de tensão ao longo de um caminho fechado em um circuito elétrico.  Portanto, pode-se calcular tensão total de um circuito fechado em série pela soma das tensões em cada resistor, tendo como unidade V (volt).

Vt = V1 + V2 + V3 + ... + Vn

  1. Resistores em Paralelo

Componentes de um circuito elétrico são ligados em paralelo quando os nós os quais estão ligados são comuns. Essa particularidade resulta em uma mesma submissão de tensão aos terminais.

[pic 3]

Figura 2: Os resistores R1, R2 e R3 estão associados em paralelo.4

A resistência total equivalente de um circuito fechado em paralelo é calculada através da soma dos inversos da resistência de cada componente desse mesmo sistema.

Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + ... + 1/Rn

A corrente total de um circuito fechado em paralelo obedece à Lei de Kirchhoff das Tensões, que estabelece que o somatório das correntes em um mesmo nó de um circuito é sempre nulo. Essa afirmação permite concluir que o valor a ser calculado é estabelecido pela soma dos valores de corrente que passam por cada componente em série.

it = i1 + i2 + i3 + ... + in 

  1. Associação Mista de Resistores

A associação mista de resistores é presente quando os resistores de um circuito fechado estão associados entre si tanto em série quanto em paralelo.

Para calcular resistência, tensão e corrente totais do circuito misto, deve-se combinar as equações citadas anteriormente, desmembrando o sistema tratando-o de acordo com a associação de cada parte até chegar a um sistema com apenas um resistor equivalente. As três grandezas também podem ser equacionadas por meio da Primeira Lei de Ohm5:

Vt = Rt.it

1.2 Equipamentos de Laboratório

        1.2.1 Fonte de Tensão

Equipamento capaz de fornecer energia elétrica a um determinado circuito.

[pic 4]

Figura 3: Fonte de tensão utilizada no laboratório da UFES

                1.2.2 Multímetro

Instrumento de medição de grandezas relacionadas à circuitos elétricos, exercendo a função de ohmímetro, voltímetro e amperímetro (uma por vez).

[pic 5]

Figura 4: Multímetro

                

1.2.3 Protoboard

Facilitando a montagem do circuito, devido à ausência de soldagem, o protoboard constitui uma placa com furos e conexões para a inserção de componentes.

[pic 6]

Figura 5: Protoboard

2.        OBJETIVOS DA AULA

O objetivo da aula é proporcionar o primeiro contato de boa parte dos alunos com componentes reais de circuitos elétricos contribuindo,assim, para a familiarização com os materiais e o desenvolvimento prático da teoria trabalhada previamente sobre resistores e circuitos. Também deve-se ressaltar o aprendizado quanto à configuração de componentes, como a fonte de tensão (ao limitar a corrente e ajustar a voltagem) e o uso do multímetro, conhecendo suas particularidades e explorando boa parte de suas funções, além de aplicar conceitos, antes meramente teóricos, na prática, salientando tudo o que foi estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (495.5 Kb)   docx (742.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com