TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de laboratório de Elétrica aplicada

Por:   •  30/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.750 Palavras (19 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 19
  1. – Objetivos

Este relatório tem por objetivo descrever as experiências realizadas no laboratório, sistematizando todo o desenvolvimento, os métodos e procedimentos adotados na realização de tais experimentos.

O curso propõe o entendimento do conteúdo no âmbito da disciplina de Eletricidade Aplicada, onde nestas são desenvolvidas experiências com a finalidade do melhor entendimento e utilização pratica do que é visto em sala de aula.

1.1  – Experiência 3

O objetivo principal dessa experiência é, por meio da pratica, manusear o multímetro na função voltímetro para medir tensões contínua em 4 pilhas de 1,5 V, para analise em serie sem e com resistores de : 47Ω, 100Ω e 330Ω em serie com as pilhas, analisando os valores obtidos para resolução de  exercícios e melhor compreensão sobre o funcionamento da tensão em circuitos em serie.

1.2 – Experiência 4

O principal objetivo dessa experiência é, por meio da pratica, manusear o multímetro na função amperímetro, para medir a correntes em circuitos paralelo e misto, utilizando 2 pilhas de 1,5V e resistores de 220Ω, 680Ω e 1KΩ para melhor compreensão do funcionamento do equipamento e da corrente em circuitos, com as analises os valores obtidos responder os exercícios propostos para esse experimento.

1.3 – Experiência 5

O principal objetivo dessa experiência é, por meio da pratica em laboratório verificar a Lei de Ohn, coletando dados e analisando os valores obtidos para se determinar a resistência elétrica através da corrente e tensão do circuito utilizando uma fonte variável (faixa utilizada: 0 – 12 V) e resistores de 470Ω, 100kΩ, 2,2KΩ e 3,9 KΩ, para comparação dos valores calculados, com os resultados obtidos, compreender melhor a lei de ohn e responder os exercícios propostos para esse experimento.

1.4 – Experiência 6

O principal objetivo dessa experiência é, por meio da pratica em laboratório verificar a teoria da potencia elétrica, através da coleta de dados e analise dos mesmos para se efetuar a curva da potencia em função da corrente de um resistor e observar o efeito Joule no circuito série-paralelo, utilizando uma fonte variável (faixa utilizada: 0 – 10V) e dois resistores de 100Ω/1,15W e 100Ω/5W e com isso compreender melhor a teoria da potencia elétrica e responder os exercícios propostos para esse experimento.

 1.5 – Experiência 7

O objetivo principal é determinar a resistência equivalente de um circuito série-paralelo. Constatar, experimentalmente, utilizando uma fonte variável e resistores de 220[pic 1][pic 2], 470[pic 3][pic 4], 820[pic 5][pic 6] e 1,2[pic 7][pic 8], as propriedades relativas à tensão e corrente de cada associação e assim compreender melhor o funcionamento de circuitos serie e paralelos de resistores e responder os exercícios propostos para esse experimento.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

2.1 – Experiência 3

Este relatório foi feito no âmbito da disciplina Eletricidade Aplicada, com o intuito de trazer aos alunos participantes deste laboratório o conhecimento da utilização do voltímetro na medição de corrente continua assim como a familiarização do instrumento e suas escalas.

Pela parte teórica verificamos que a tensão e a diferença de energia potencial elétrica entre dois pontos, da pela unidade volt (V).

Pelos estudos apresentados descobrimos existência de duas tensões de corrente: a contínua e alternada, estudada na prática laboratorial somente a corrente continua, esta apresentada sempre por polo positivo e negativo.

Com a utilização de um multímetro na função voltímetro,  instrumento que empregado ao circuito paralelo com os pontos entre os quais se deseja medir a tensão mede os  valores do circuito.

Tensão é a diferença de energia potencial elétrica entre dois pontos, sendo sua unidade o volt (V). Temos dois tipos de tensão, continua e alternada, que representamos, respectivamente, por VDC e VAC. Representados em diagramas pelos símbolos:

    [pic 9]     [pic 10]

Tensão continua é aquela que não muda de polaridade com o tempo, ou seja seus polos positivos e negativos  são sempre fixos, um exemplo muito comum de tensão continua é a pilha, que apresenta uma tensão ( diferença de potencias ) de 1,5 V. Nos estudos em laboratório somente a corrente continua foi analisada, para melhor controle de variáveis e segurança de pessoal e aparelhos.

Com a utilização de um multímetro na função voltímetro, de forma ideal, onde a resistência interna do aparelho é infinita [], dessa forma ao conectá-lo paralelamente ao circuito nos pontos a serem analisados não interfere nos valores obtidos. [pic 11]

A figura 3 ao lado mostra um multímetro no qual usaremos nessa experiência na função voltímetro respeitando sempre a escala de valores da chave seletora apresentada no aparelho, cada chave seletora possibilita a leitura de tensões de diferentes grandezas.

2.2 – Experiência 4

Corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons em um meio condutor, sendo sua unidade ampère (A), tendo como submúltiplos (mA →10-3A), (μA →10-6A) e (nA →10-9A).

Há dois tipos de corrente, continua e alternada, conforme as características da fonte de energia usada no circuito, nesse experimento iremos apenas estudar a corrente continua, para melhor controle de variáveis e segurança dos aparelhos.[pic 12]

O instrumento usado para medir as correntes de um circuito, é chamado de amperímetro. Um amperímetro ideal é aquele que possui resistência interna nula, não influenciando no circuito a ser medido.

A figura 4 ao lado mostra um Amperímetro com escala de valores na  chave seletora apresentada no aparelho, cada chave seletora possibilita a leitura de correntes de diferentes grandezas.

2.3 – Experiência 5

Este relatório foi feito no âmbito da disciplina Eletricidade Aplicada, com o intuito de trazer aos alunos participantes deste laboratório o conhecimento da utilizando a teoria da lei de Ohm.

Pela parte teórica verificamos que a diferença de potencial aplicada é proporcional à corrente elétrica, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial e da corrente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (988.1 Kb)   docx (863 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com