TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios práticas de Sistemas de Saneamento Básico

Por:   •  7/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Relatórios práticas de

Sistemas de Saneamento Básico

TERESINA – PI

2017

ALUNOS:

FELIPE PASSOS

MATHEUS GONZAGA BARROS SOUSA

RAFAEL ALYSSON

VAN-OLSEN

Relatórios práticas de

Sistemas de Saneamento Básico

Este relatório relata sobre a práticas laboratoriais relacionadas a disciplina de Sistemas de Saneamento Básico, do professor Leonardo Nascimento, da turma 23T9A, bacharelado em Engenharia Civil.

TERESINA – PI

2017

RESUMO

Este trabalho apresenta características exigíveis para a apresentação de um relatório técnico-científico, conforme as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O mesmo refere-se aos relatórios realizados em aulas práticas, estudadas na disciplina de Sistema de Saneamento Básico.

Relatório 01 – Acidez da água

1 Introdução

O trabalho que se segue apresentará uma análise feita em uma amostra de água do laboratório de práticas para o curso de Engenharia Civil da Faculdade Santo Agostinho.

A acidez é a propriedade que um meio tem de, em meio aquoso, reagir quantitativamente com umabase forte a um pH definido. É expressa em miligramas por litro de carbonato de cálcio, a um determinado pH.

Conceitualmente a água é uma necessidade vital para qualquer ser vivo e é utilizada para inúmeras finalidades. Em função do uso a que se destina deve apresentar determinadas características. Assim, a água utilizada para beber denomina-se água potável. A potabilidade de uma água é definida através de um conjunto de parâmetros e padrões estabelecidos por normas e legislações sanitárias. Estabelecer um padrão de potabilidade é definir, para cada parâmetro, um valor ou concentração a partir do qual seu consumo pode induzir a riscos à saúde. As análises de acidez são de grande importância para indicar o lançamento de alguns resíduos industriais nos esgotos domésticos a acidez é determinada pela presença de CO2, ácidos minerais e sais hidrolisados.

A acidez na água tem pouco significado sanitário, porém águas com acidez mineral são desagradáveis ao paladar, sendo recusadas e também são responsáveis pela corrosão de tubulações e materiais.

2 Objetivos

        A análise química realizada tem por objetivo determinar a acidez da amostra de água.

3 Materiais utilizados

  • Bureta;
  • Béquer de plástico;
  • Fenolftaleína;
  • Reagente “acidez total 2”;
  • Água (50ml);

4 Procedimentos

  • Encheu-se a bureta utilizando béquer plástico com reagente “acidez total 2”;
  • Mediu-se 50 ml de amostra de água;
  • Adicionou-se 4 gotas de fenolftaleína na água e agitou-se;
  • Gotejou-se o reagente de “acidez total 2” até aparecer a cor rosa;
  • Anotou-se o volume de reagente gasto;


5 Resultados

Acidez total:

6 Conclusão

O relatório apresentado alcançou o seu objetivo, porém como não são estabelecidas as normas de potabilidade em mg/L e sim em escalas de pH, foi detectado somente um teor de acidez de 7,0 mg/L. Portanto, este teste foi realizado com o intuito de detectar a presença de CO2, ácidos minerais e sais hidrolisados, que conferem o caráter ácido para a água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com