TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevância Dos Processos De RH

Dissertações: Relevância Dos Processos De RH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  3.237 Palavras (13 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta o crescimento de um salão de beleza na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo que objetiva e atua no ramo de serviços e produtos de beleza. Os principais serviços oferecidos pelo salão são corte de cabelo, manicure, pedicuro, depilação, cosméticos e etc. Visando uma boa interação entre a empresa e clientes, e disponibilizado um atendimento diferenciado. Com isto, a empresa pretende fidelizar e atender às demandas do público feminino. Através de pesquisas, identificamos um mercado potencial em Vila Mariana através das técnicas cartesianas: evidência, análise, síntese. Mensuramos a viabilidade econômica e financeira do projeto. Buscando contribuir com a comunidade acadêmica, este negócio tem a finalidade de estimular o espírito empreendedor destes, através dos resultados obtidos nas pesquisas exploratórias e fundamentadas teoricamente. É importante ressalvar que o ramo de beleza é um dos setores que vem crescendo ultimamente, graças à estabilidade da economia e a vaidade feminina, esse público está cada vez mais independente. Diante deste contexto, o salão de beleza” pretende valer-se dessas evidentes oportunidade comerciais, e inovar o segmento de beleza, e futuramente expandir seus negócios.

1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O recrutamento atua como elo entre o ambiente externo e a organização, e funciona como o primeiro ponto de contato entre o trabalhador e a empresa.

O recrutamento tem início com a tomada de decisão de preenchimento do cargo vago por parte do órgão que possui a vaga (Chiavenato, 2000), esta por sua vez, pode surgir por abandono de um cargo ou quando surge um novo cargo.

De acordo com Elgenneni (2009), o objetivo das técnicas de seleção, de forma geral, é conhecer os candidatos e possibilitar a escolha do candidato adequado para preencher a vaga. Elas permitem que o selecionador avalie os candidatos a partir das amostras do comportamento que obtém durante a utilização de técnicas.

Na Empresa Salão de Beleza Bertocci, será feito um recrutamento e seleção de pessoal para o preenchimento de duas vagas existentes, gerente Administrativo e Recepcionista, e a prioridade para o preenchimento da vaga recai sobre os colaboradores da organização, sendo um método interno de recrutamento.

Desta forma, o mesmo realiza-se mediante um sistema de informação acerca dos cargos disponíveis através de informativo no mural da empresa e verificação dos cadastros da empresa procedendo a uma triagem tendo por base algumas informações exigidas para o cargo.

Seguindo uma política de valorização da mão de obra já existente dentro da organização, toma-se por critério primeiramente dar oportunidade para as pessoas que já fazem parte do quadro funcional, por isso, a escolha pelo método interno de recrutamento.

O que uma organização deve primar é por colaboradores satisfeitos, entusiasmados, comprometidos e com nível de inteligência compatível com o cargo pretendido pelo mesmo.

A empresa em questão definiu como forma de recrutamento primeiramente aplicar um teste de raciocínio lógico, por exemplo, o teste de Raven, o qual avalia a capacidade de raciocínio do individuo e em seguida um teste de personalidade, para avaliar possíveis transtornos psicológicos que possam interferir no desempenho do classificado.

A analise de currículo é imprescindível, pois assim a empresa verifica se o candidato se enquadra na especificações exigidas de escolaridade e experiência.

A interferência do entrevistador deve a mínima possível, ser receptivo, ter clareza e imparcialidade, deve assumir uma postura de ouvinte, deixar o entrevistado a vontade e buscar obter o maior numero de informações possíveis e necessárias ao processo de recrutamento.

Em relação aos questionamentos feitos aos candidatos a vaga, é importante que as pessoas não se sintam pressionadas e gostem de responder as perguntas feitas pelo entrevistador, sendo as mesmas, de fácil entendimento, e que estejam de acordo com o foco da entrevista.

A Empresa Salão de Beleza Stillus, é uma organização que se preocupa com o bem estar de seus colaboradores, quer que os mesmos sintam-se motivados a realizar suas funções diárias dentro da empresa e por isso optou por um questionário mais informal, induzindo o candidato a falar de suas pretensões e anseios em relação a sua carreira profissional.

As perguntas são criadas de acordo com uma tabela de requisitos e também com base no currículo do entrevistado:

1. Fale sobre você.

2. Quais suas principais qualidades e seus pontos a melhorar?

3. O que você sabe sobre a organização e o que lhe atrai nela?

4. Porque você é a nossa melhor opção de contratação?

5. Qual seria seu emprego ideal?

6. Em qual tipo de ambiente de trabalho você sente-se melhor?

7. Qual a sua expectativa em relação ao seu futuro profissional?

8. Você gosta de ler? Qual o último livro que leu?

9. O que o motiva profissionalmente?

10. Quais seus planos em relação a sua formação?

11. Quais realizações pessoais ou profissionais ainda estão pendentes?

12. Como você manteria seus subordinados motivados e produtivos?

13. Qual o cargo que você mais se identifica? Por quê?

14. O que sua família significa para você?

15. Como percebe sua relação com seus superiores?

1.1 Postura do Entrevistador

O entrevistador começa por identificar claramente a organização (tempo existência; volume de negócios; n.º de efetivos; localização, cultura organizacional, etc.) e apresentar-se como entrevistador (nome, formação e profissão e papel naquele processo de recrutamento e seleção; explicita as fases anteriores do processo de seleção e breve resumo dos objetivos da entrevista). Em seguida, pede ao candidato uma breve descrição do seu percurso profissional.

Ao averiguar estes antecedentes pessoais, também se exploram episódios concretos de trabalho (fáceis ou difíceis) que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com