TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Artigo: PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática. Evidenciará as várias etapas percorridas para que os objetivos possam ser alcançados, como as etapas de Recrutamento, Seleção e Remuneração, que bem elaboradas, podem contribuir para identificar, contratar e reter talentos.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA OBJETO DE ESTUDO

A empresa objeto de estudo é um salão de beleza localizado na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, onde os irmãos da família Bertocci: Alemão, Néia e Tiago estão à frente do empreendimento há quase 30 anos.

.

No processo de reorganização dos trabalhos, foram criados cargos e as tarefas foram distribuídas dentro dos cargos de acordo com o Organograma da Empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

Nesta reestruturação, começaram os trabalhos para organizar a área de recursos humanos e verificou-se a necessidade de planejar o recrutamento e seleção de pessoal e os cargos escolhidos de Auxiliar de Cabeleireiro e Manicure/Depiladora.

2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por ser uma empresa que atua há anos no mercado, há grande chance de ter profissionais com tempo de empresa onde ainda não foram aproveitados todos os seus potenciais. Mas, em virtude da urgência de contratação de profissionais para o salão decidiu-se deixar pelo recrutamento externo.

A divulgação das vagas será feita em escolas de cabeleireiros, com o uso de cartazes próximos a organização e através do envio de e-mails a rede de contatos. A técnica de indicação também será utilizada, pois tem a vantagem de ser uma escolha em que existem mais cautela e critérios de recrutamento.

Considerando que a empresa busca o crescimento, a valorização e a permanência de seus profissionais, é muito importante ter o máximo de informações sobre os candidatos, tais como: quais são seus objetivos e o que busca dentro da empresa, quanto tempo pretende permanecer, se os seus valores são semelhantes ao da organização.,

A postura do selecionador interfere no resultado da entrevista e da seleção e o primeiro passo é deixar o candidato à vontade e ser simpático.

Devem ser formuladas perguntas de forma simples, objetiva e com naturalidade. Após ter levantado todas as questões, a entrevista será encerrada. Neste momento final é importante perguntar ao candidato se ficou alguma dúvida e informar o que ocorrerá em seguida, como por exemplo, quando e como a empresa entrará em contato.

2.1.1.1 Estrutura dos Cargos e Salários

Os cargos estabelecidos no PCS estão organizados conforme a importância relativa de cada cargo dentro da estrutura organizacional. Foi estabelecida uma faixa salarial para cada Classe de cargos. Os níveis da faixa servem como referência para posicionar o salário do profissional conforme o seu desempenho.

2.2 LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS TRABALHISTAS

Com o fluxo crescente de clientes, existe a necessidade de ampliar a jornada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com