TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remoção de Fósforo e Nitrogênio dos Esgoto

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

Remoção de Fósforo e Nitrogênio dos esgotos

1. Introdução

Uma parcela significativa da população brasileira não possui acesso a coleta e tratamento dos esgotos domésticos. Estes esgotos acabam sendo lançado nos corpos d’água dos grandes centros urbanos sem nenhum tipo de tratamento, causando grandes prejuízos a saúde humana e ao meio ambiente.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 44,92% dos esgotos do país são tratados, sendo que a média das 100 maiores brasileiras é de 50,26%. Estes dados ficam ainda mais preocupante quando analisado o grande crescimento populacional nos grandes centros urbanos e o aumento significativo de casos de doenças de veiculação hídrica.

Existem varias fases de tratamento das águas residuarias até chegar ao padrão ideal para lançamento ou reuso. Conforme publicado pela Revista TAE, 2014 o processo na estação de tratamento de efluentes é composto pelas seguintes fases:

O tratamento preliminar: que é quando o esgoto é sujeito aos processos de separação dos sólidos mais grosseiros tais como o gradeamento.

Tratamento primário: onde a matéria poluente é separada da água por sedimentação nos sedimentadores primários.

Tratamento secundário: consiste num processo biológico, do tipo lodo ativado ou do tipo filtro biológico, onde a matéria orgânica (poluente) é consumida por microrganismos nos chamados reatores biológicos.

Tratamento terciário: antes do lançamento final no corpo receptor, é necessário proceder à desinfecção das águas residuais tratadas para a remoção dos organismos patogênicos ou, em casos especiais, a remoção de determinados nutrientes, como o nitrogênio (azoto) e o fósforo, que podem potenciar, isoladamente e/ou em conjunto, a eutrofização das águas receptoras.

Segundo Wetzel (1993) citado por Rivera (2003) a eutrofização é um dos estados da sucessão natural dos ecossistemas aquáticos. À medida que o tempo passa e os nutrientes vão se acumulando, havendo um desenvolvimento cada vez maior das populações de fitoplâncton, observa-se com freqüência o florescimento de algas. Quando acontece naturalmente, a eutrofização é gradual e muito lenta (demora muitas dezenas de anos a estabelecer-se).

Entretanto, quando é acelerada pelo aporte de nutrientes oriundos águas servidas, a eutrofização causa o crescimento desordenado de algas e outros organismos aquáticos. Este processo leva a redução da luminosidade nas camadas mais profundas do corpo d’agua, mortandade de peixes por falta de oxigênio, odor desagradável e liberação de toxinas por parte das cianobacterias.

2. Nitrogênio

2.1. Formas de remoção de Nitrogênio

3. Fósforo

O fósforo (P) é um dos macronutrientes fundamentais para a sustentabilidade da vida. Compostos contendo fósforo estão presentes em moléculas indispensáveis ao metabolismo energético como adenosina trifosfato (ATP) e adenina trifosfato (ADP), nas membranas, em elementos estruturais como ossos e dentes, em componentes genéticos como o DNA (do inglês deoxyribonucleic acid, ou ácido desoxirribonucleico) e RNA (do inglês ribonucleic acid ou ácido ribonucleico), etc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com