TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Requisitos de segurança e marcação de luminárias

Trabalho acadêmico: Requisitos de segurança e marcação de luminárias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

© Copyright - Revista EletricidadeModerna 273

12 Guia EM da NBR 5410

Requisitos de segurança e marcação de luminárias 274

Iluminação em extrabaixa tensão 279

Requisitos de segurança e marcação de luminárias

As luminárias,além de visualmente agradáveis e fornecer boa iluminação,têm de ser seguras. O que se segue é um resumo dos requisitos específicos de segurança estabelecidos pela norma NBR IEC 60598 com relação à proteção contra choque elétrico,proteção contra penetração de corpos estranhos e proteção contra ignição/fogo. São descritos também os critérios para marcação das luminárias,que indicam o atendimento dos requisitos estabelecidos pela norma. A norma brasileira NBR IEC 60598,baseada integral- mente na IEC 60598,abrange todos os aspectos relativos à segurança (elétrica,térmica e mecânica) de luminárias. É constituída por duas partes:a Parte 1 – Requisitos gerais e ensaios,que especifica os requisitos gerais para a classificação e marcação de luminárias,bem como para sua construção mecânica e elétrica,juntamente com os ensaios correspondentes; e a Parte 2 – Requisitos particulares,que detalha os requisitos para um tipo particular de luminária ou grupo de luminárias com tensão de alimentação não superior a 1000 V.

Em matéria de segurança,as luminárias são classificadas segundo três critérios: de acordo com o tipo de proteção contra choque elétrico; de acordo com o grau de proteção contra penetração de pó,objetos sólidos e umidade; e de acordo com o material da superfície de apoio para o qual a luminária é projetada.

Marcação nas luminárias

Com o objetivo de definir as características das luminárias,a norma especifica as informações que devem ser marcadas nas luminárias,de forma clara e permanente.

Além de dados sobre potência,tensão,tipo de lâmpadas e outros,devem ter marcação específica referente às classificações quanto à segurança,conforme indicado adiante.

Proteção contra choque elétrico

Com relação ao tipo de proteção contra choque elétrico,as luminárias são classificadas em quatro classes:0,I, I,e II. A tabela I indica os símbolos utilizados para identificação de cada tipo,e suas principais características.

As luminárias classe 0 possuem somente isolação básica,sem provisão para aterramento,e não são admitidas pelas normas nacionais de muitos países. Ou,quando admitidas,o são para uso restrito,limitado a determinadas aplicações,não devendo ser sequer concebidas como classe 0 as luminárias para condições severas de serviço,as luminárias montadas sobre trilhos,nem as luminárias portáteis.

As luminárias classe I,além da isolação básica,possuem um ponto de aterramento que interliga todas as suas partes metálicas sujeitas a se tornarem vivas na ocorrência de uma falta. Esse terminal de aterramento deve ser obrigatoriamen-

Guia EM da NBR 5410 Iluminação12

© Copyright - Revista EletricidadeModerna

Como regra geral,a NBR 5410 estabelece,em 4.2.1.2.2, que as cargas de iluminação devem ser determinadas como resultado da aplicação da NBR 5413:Iluminância de interiores – Procedimento.

A norma adverte que os valores indicados são para efeito de dimensionamento dos circuitos,não havendo qualquer vínculo,portanto,com potência nominal de lâmpadas.

O texto também precisa que deve ser considerada,como potência nominal dos aparelhos fixos de iluminação a descarga, o valor total,isto é,incluindo potência das lâmpadas,perdas e fator de potência dos equipamentos auxiliares.

Previsão de cargas de iluminação te conectado ao condutor PE da instalação,e a luminária deve possuir um condutor específico para aterramento incorporado ao rabicho de alimentação elétrica. Quando a ligação é feita por meio de bornes de ligação,deve existir um borne de aterramento específico. A não-obediência a estas condições transforma a luminária em classe 0.

As luminárias classe I são projetadas e construídas de forma que suas partes metálicas expostas não possam se tornar vivas,seja em condições normais,seja no caso de falta. Isto é conseguido mediante a utilização de isolação dupla ou isolação reforçada.

As luminárias classe I são aquelas alimentadas por uma fonte de extrabaixa tensão de segurança (SELV),isto é, que não gera tensões de saída superiores a 50 VCA. Estas luminárias não devem possuir provisão para aterramento.

A norma estabelece que a classe de uma luminária é única. Ou seja:é inconcebível uma luminária que seja,ao mesmo tempo,classe 0 e classe I; ou classe I e classe I; ou clas- se 0 e classe I,etc. Assim,por exemplo,uma luminária incorporando um transformador de extrabaixa tensão,com provisão para aterramento,deve ser classificada como classe I e nenhuma parte da luminária pode ser classificada como classe I,mesmo que o compartimento da lâmpada seja separado por uma barreira do compartimento do transformador.

Proteção contra penetração de pó, objetos sólidos e umidade

O sistema de identificação IP é utilizado para classificar as luminárias de acordo com o grau de proteção contra a penetração de corpos estranhos,pós ou umidade. O termo "corpos estranhos" inclui elementos tais como partes do corpo humano,objetos,ferramentas,que possam entrar em contato com as partes vivas da luminária.

A IEC 60529 apresenta os detalhes completos,e dela foi extraído o resumo a seguir,que faz parte da norma brasileira de luminárias [ver,neste Guia EM da NBR 5410, a seção "Influências externas",que traz explicações sobre os graus de proteção IP]:

"O tipo de proteção coberto por este sistema de classificação é como segue: “a) proteção de pessoas contra contato ou proximidade de partes vivas e contra contato com partes móveis (exceto eixos lisos rotativos ou similares),no interior do compartimento,e proteção do equipamento contra o ingresso de corpos sólidos externos; e “b) proteção de equipamento no interior do compartimento contra ingresso prejudicial de água.

"A designação para indicar os graus de proteção consiste das letras características IP seguidas por dois numerais (os "numerais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com