TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha 3° Aula – Gerenciamento do Escopo e Qualidade

Por:   •  19/1/2022  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha 3° aula – Gerenciamento do escopo e qualidade (Módulos 5 e 6) – 15/09/2021

A criação de uma EAP, essa ferramenta tão importante para o âmbito de projetos que busca destrinchar as entregas e o trabalho do projeto em itens menores, isso faz com que estes ficam mais tangíveis e melhores gerenciáveis. A criação da EAP segundo o PMBOK 6 trata-se de cum conjunto de entradas (Plano de gerenciamento projeto, especificações do escopo, fatores ambientais, processos organizacionais), que passam por um tratamento utilizando-se técnicas e ferramentas específicas, e que por fim, darão vazão a saídas essenciais para o projeto, tais como: Linha base de escopo e Registros de premissas/documentação dos requisitos. A EAP traz consigo alguns ganhos para o projeto, itens como: Melhoria do comprometimento da equipe, maior facilidade de apresentação para e comunicação com o cliente, ajuda a entender e visualizar o projeto em partes menores até mesmo no nível das entregas e trabalho.

Outro item de extrema importância para o projeto, é a validação do escopo. Esse processo busca a formalização dos aceites das entregas do projeto, ou seja, tudo aquilo que está descrito como requisito, está desenhado como entrega do projeto e a equipe de gerenciamento necessita evidenciar para o cliente que foi realizado, entra nesse tópico. É usado nesse processo formulários de aceitação formal e também, pode ser utilizado por meio eletrônico, mas necessita ter um grau razoável de informações, status da entrega, critérios de validação que foram usados para o aceite, uma declaração de recebimento/aceitação para assinatura do cliente, etc.

Já o gerenciamento da qualidade, processo que é uma atividade que busca transformar as premissas de qualidades em itens mensuráveis, pois com isso, o time de gerenciamento de projetos poderá controlar se o projeto está dentro dos padrões de qualidades que se foi planejado. O gerenciamento da qualidade inclui diversas atividades e saídas (Relatórios de qualidade, Documentação de testes e avaliações, solicitações de mudanças), controle do processo e a melhoria contínua (Six Sigma por exemplo) e melhorias do produto projetado. Dentro desde contexto, pode ser utilizado diversas ferramentas para executar o processo de gerenciamento da qualidade, dentre elas cita-se: O Diagrama de Cause e Efeito, 5W2H, ferramentas internas desenvolvidas para uma determinada atividade e em uma determinada companhia, ferramenta esta que só é utilizada neste local para execução desta tarefa, checklists de auditorias, etc.

A validação e controle do escopo busca inspecionar e avaliar de um âmbito supervisionado o escopo levando em consideração os requisitos, isso porque, rotineiramente o cliente sempre tem uma certa dificuldade em estornar suas necessidades e requisitos do projeto, recaindo sobre as costas do time desenvolvedor e GP a missão de obter tudo e mais um pouco que o cliente por muitas vezes deixa de pensar. Isso inevitavelmente ocasiona uma série de demandas que tendem a ser incluídas durante a execução do projeto.

Assim como todos os demais itens litados acima, o controle do escopo possui suas entradas, como: Plano de gerenciamento de projetos, documentos do projeto, dados de desempenho e ativos de processo organizacionais. Utiliza suas ferramentas e técnicas especiais para o tratamento destas informações, ferramentas como: Análise de dados, Análise de variação e tendências. E por fim, ele possui as suas saídas, que serão: Informações sobre o desempenho do trabalho, atualização do plano de gerenciamento e do documento do projeto, além das análises das mudanças solicitadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com