TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica - Gerenciamento de Qualidade

Por:   •  24/2/2020  •  Resenha  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Luiz Felipe Guimarães Cavalcante

Trabalho da disciplina de Gestão de Qualidade

                                                       Tutor: Prof. EDUARDO DE MOURA

CURITIBA

2020


STARBUCKS: MELHORANDO O SERVIÇOO AO CLIENTE

Resenha

REFERÊNCIA: Youngme Moon, John Quelch. STARBUCKS: MELHORANDO O SERVIÇO AO CLIENTE. Escola de negócios de Harvard, Ver. 10 de Julho de 2006

O caso em análise faz uma demonstração de como a empresa Starbucks conseguiu sólidos números no decorrer de sua historia utilizando a inovação e atualizando a sua gestão de qualidade.

Basicamente o seu CEO (Schultz, Howard) transformou uma pequena empresa em uma gigante da área. A ideia inicial seria tornar a empresa em um “terceiro lugar” aos americanos, os mesmo que apenas tinha sua casa e trabalho como lugares. Em 1992 com o numero de 140 lojas no noroeste dos Estados Unidos, após muitas criticas de analistas Schultz abriu capital da empresa sob forte desconfiança de Wall Street. Apesar de toda a desconfiança, Schultz conseguiu levar a quantia de $25 milhões no processo, permitindo a empresa a expandir sua atuação em todo o país.

Em 2002, a empresa já se colocava como a maior do seu mercado. As vendas da empresa já haviam subido a uma taxa composta de crescimento de incríveis 40%, e seus lucros líquidos a 50%. A empresa já atendia cerca de 20 milhões de clientes em um pouco mais de 5000 lojas por todo o mundo.

Com certeza o que deixa esses números ainda mais surpreendentes, era que a empresa ainda não tinha gasto quase nada em publicidade.

A sua estratégia consistia em três simples passos: Vivencie o café, o serviço provido, e a atmosfera.

Claro que para atingir essa estratégia, a empresa sempre se preocupava com seus funcionários, os quais a empresa se referia como “parceiros”. Para Schultz, a satisfação do parceiro leva a satisfação dos clientes. A empresa ostentava a pequena taxa de rotatividade (70%), a mais baixa de toda a indústria. E mesmo com esse ótimo numero a empresa sempre buscava a melhoria continua, como por exemplo, a empresa sempre encorajava a promoção de seus funcionários. Cerca de 70% dos gerentes de lojas eram ex-baristas e cerca de 60% dos gerentes distritais eram gerentes de lojas. E o mais impressionante era que os executivos seniores, antes de assumirem os cargos no escritório central, eram treinados e aprovados como baristas primeiro.

Os baristas, após a contratação, eram treinados em 2 passos. O primeiro era relacionado às “habilidades concretas”, como aprender a fazer bebidas e usar a máquina registradora. E o Segundo era em “habilidades abstratas”, uma forma de ensinar aos baristas como conectar-se com o cliente, mantendo sempre o foco no cliente e às vezes perdendo dinheiro, mas não o cliente.

As avaliações de desempenho das lojas eram feitas três vezes por trimestre, as lojas eram visitadas por compradores anônimos, os quais mensuravam o atendimento, limpeza, qualidade do produto e velocidade de atendimento. Usando a junção desses 4 pontos a empresa sempre buscava um atendimento diferenciado ao cliente, o qual mantinha a empresa como um lugar para os seus clientes irem sempre que pensarem em café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com