TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Resíduos no Brasil: um grande mercado emergente

Por:   •  9/3/2021  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

Resenha Crítica de Caso

Francisco José Costa Guterres

Trabalho da disciplina de Tratamento e disposição de resíduos sólidos, para complemento de nota

Tutor, Professor: Oscar Javier Celis Ariza

São Luís – MA

2021

O artigo de título, “Resíduos no Brasil: um grande mercado emergente” da Thunderbird School of Global Management, de 2010 dos autores John M. Zerio e Marco A. Conejero, retratam a situação do manejo dos resíduos sólidos no país, desde o seu crescimento até a situação atual de grande geração de lixo e consequentemente o seu descontrole quanto a tratamento e destinação.

Inicialmente comenta-se sobre a transformação econômica no Brasil, em que setores como o discutido neste artigo, tratamento de resíduos, não acompanha o crescimento demográfico e industrial. Além disso, não se tem capital financeiro para investir na infraestrutura demandada, ou seja o governo não é capaz de financiar, executar e gerenciar essas atividade.

Assim é notado que o processamento de resíduos não é capaz de satisfazer as necessidades da sociedade, que gera acúmulos em aterros principalmente do tipo lixão, que é predominante no país. Essa geração de resíduos é fruto da crescente urbanização, e ocorre em escala mundial, sendo mais grave em países emergentes, isso por conta da deficiência na infraestrutura básica e falta de recursos.

O Brasil embora tenha enormes vantagens sobre outros países, como por exemplo imenso território, enfrenta um grande problema de desigualdade no desenvolvimento humano. Isso leva a um população carente de recursos, que busca nesses lixões, por meio da coleta de materiais recicláveis, uma fonte de renda. Chamados de catadores geralmente residem aos arredores desses aterros e não possuem equipamentos adequados para essa atividade, embora essa situação precária e injusta, essa classe leva o país a uma posição de destaque na reciclagem.

Para tanto há necessidade de gerenciar os resíduos produzidos, e tendo o surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável, emergiu também a gestão integrada de resíduos sólidos. Onde se tem que o resíduo deve ser tratado ainda na fonte para que seja o produzido no mínimo, e ou aplicação de métodos e tecnologias específicas de acordo com a situação. Contudo surge a ideia de resíduo como recurso, devendo ser tratado como parte da etapa de produção de um material, que com o uso da tecnologia adequada tem-se sua reciclagem ou reutilização para geração de energia.

As tecnologias de processamento de resíduos tiveram avanços desde a coleta ao transporte, e processos térmicos à aterros. Quanto às formas de tratar os resíduos citam-se e especificam-se: o aterro com recuperação de gás, incineração, tratamento biológico e tratamento biológico mecânico. A respeito dos aterros, colocam-se a situação dos Campos abertos (lixão), aterro controlado e aterro sanitário no Brasil.

A respeito dos aterros que geram gás principalmente o metano por meio da decomposição natural, que junto com outras atividades como plantações e criações de gado, causaram um aumento em 20% do aquecimento global. Sabendo que o efeito estufa, é um fenômeno natural de aquecimento da terra, isso por meio de gases que formam a atmosfera. As ações antrópicas causam aumento nos níveis de concentrações desses gases, o que provoca aumento na temperatura da terra, conhecida por Aquecimento Global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com