TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica potencial turistico no Brasil

Por:   •  14/4/2015  •  Resenha  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Tecnologia em gestão de turismo 2014-2 polo Rocinha

Disciplina: Introdução ao Turismo –AD1

Faça uma resenha crítica dividida em dois tópicos, o primeiro composto do Módulo 1, das aulas 1 e 2, e o segundo composto das aulas 3 e 4 do Livro Didático.

I

Segundo a Organização Mundial de Turismo, dos 52 milhões de turistas adicionais que viajaram em 2007 para diferentes destinos internacionais, a Europa recebeu aproximadamente 19 milhões; a Ásia/Pacífico, 17 milhões; as Américas, 6 milhões; o Oriente Médio 5 milhões e a África; 3 milhões, o país que atrai mais visitantes no mundo é a França, com 76 milhões de turistas por ano, os Estados Unidos da América tem arrecadação anual acima de U$ 80 bilhões.  O homem realiza viagens, levado por diferentes motivos desde sobrevivência, caça até guerra e religião, entre outros motivos. Mas foi a partir da revolução industrial, que ocorreu na Inglaterra no século XVIII, que o turismo se desenvolveu de forma massiva, devido à infraestrutura, população com melhor renda e também as férias remuneradas, levando a busca de lazer e diversão. A maior quantidade de relações comerciais entre os países também foi e continua sendo um grande fator para o desenvolvimento do turismo, principalmente de negócios. Ao longo do crescimento do turismo como atividade de lazer e econômica foram nascendo diversas organizações, como a OMT (Organização Mundial do Turismo), organização essa que afirma que somente no ano de 2006, 842 milhões de pessoas (número que vem crescendo anualmente) realizaram turismo pelo mundo, o que somente reafirma a importância e reconhecimento do turismo no cenário mundial. No mesmo ano o turismo representou 6% das vendas de bens e serviços, num valor de aproximadamente 710 bilhões de dólares. A maioria das viagens neste mesmo ano foi motivada por lazer, ócio ou diversão, aproximadamente 51% das viagens de turismo, segundo a OMT. O turismo é uma das cinco principais atividades econômicas em geração de divisas a nível mundial, que gera 194 milhões de empregos diretos e indiretos, sendo assim responsável por 6 a 8% do total de empregos no mundo. Muitas crises já abalaram este setor, podendo-se citar como principais as de 1994, conhecida como o efeito tequila (México), 1997 a crise nos chamados tigres asiáticos, (Àsia)1999, crise financeira nos países da América do Sul particularmente da Argentina, e a principal crise que afetou o turismo, o atentado terrorista aos EUA no ano de 2001, crise está que mudou completamente muitas regras e visões do turismo mundialmente, em 2008 podemos citar a bolha imobiliária quando o banco central do Estados Unidos deu a entender que estava surgindo um movimento inflacionário no país, por conta do excesso de dinheiro no mercado. Como forma de controle, as taxas de juros entraram em um movimento de leve alta, com a alta dos juros, as pessoas, ao invés de comprar imóveis, começaram a se sentir mais atraídas a aplicar em títulos do governo, explica. O mercado imobiliário, então, começou um movimento reverso, de queda nos preços, provocada pela menor procura.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a estabilidade financeira, as pessoas passaram a aproveitar mais, sendo assim, passaram a procurar por locais que lhes proporcionassem diversão, aprendizagem, tranquilidade para compras e até lucros econômicos.
O Brasil tem vem recebendo grande quantidade de turistas em seu território, mas só ocupa o 36º lugar no ranking de 40 destinos mais visitados do planeta. Para as atividades lazer é o Rio de Janeiro, já para realização de eventos e negócios, a mais procurada é São Paulo, nada que se compare com o turismo mundial. Temos grande potencial, devido nossa vastidão territorial, a nossa biodiversidade e o nosso patrimônio cultural, fora que nossa economia esta estabilizada, não tem participação em atrito com outros países e não temos desastres ambientais. Faltando organização, para apresentar nossas belezas ao Mundo, infraestrutura (física e apoio), fiscalização, segurança, incentivos fiscais e culturais. O Brasil tem grandes vantagens para atrair turistas, mas precisa investir mais em infraestrutura e diminuir o peso da carga tributária, vamos fazer com que o Brasil seja visto lá fora como o país de raras belezas e não por exploração sexual, drogas, segurança publica corrupta...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (305 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com