TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Madeira serrada e chapas de madeira compensada

Por:   •  16/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO DE MCC1

Texto / Caso:

Madeira serrada e chapas de madeira compensada

Aluno:

Filipe Gomes da Silva

Data da discussão/entrega:

06/11/2017

1. Resenha do texto

 

              De acordo com Bauer (1994), sua popularização e uso, pôde ser consolidada após a resolução de suas intempéries, como o controle de umidade, de pragas e da anisotropia da madeira por meio do corte correto e uso de equipamentos adequados. A madeira é uma excelente matéria prima pelo fato de se destacar em inúmeros quesitos, como resistência, baixo custo, fácil manuseio e por ser um material renovável. Essa matéria prima, apresenta elevada resistência à compressão e à tração de flexão sendo assim o primeiro material para vigas, colunas e vergas, além de ser usada atualmente para fabricar portais, escoras, telhados, formas, chapas, aparas e blocos de madeira.

             As madeiras conseguem ter caraterísticas econômicas e estruturais excepcionais, que dificilmente são encontradas em outros materiais existentes. Isso se deve ao fato de seu custo de exploração e produção ser baixo e seu uso em obras ser de larga escala. Para ser esse material de uso universal, a madeira passou por vários estudos e aprimoramentos de técnicas na tentativa de anular suas características negativas como, por exemplo, a perda de suas propriedades, alterações decorrentes da umidade, as pragas, a anisotropia (propriedade física varia de acordo com a direção), assim como a limitação de suas dimensões que foram resolvidas pelos processos de transformação nos laminados, contraplacados e aglomerados de madeira.

             Em relação à exploração da madeira, o processo produtivo das madeiras de obra e outras peças começa com o corte das árvores e passa a se desenvolver na toragem, desdobro e aparelhamento das peças. Durante esse processo, com uma extração bem conduzida das reservas florestais, a operação de corte deve ser feita precedida tanto de um levantamento dendrométrico (levantamento do volume das árvores) permitindo com que se tenha ideia do rendimento econômico da área a ser explorada.

              Já em relação ao transporte e manuseio, o transporte é feito, principalmente, por meio rodoviário, o que justifica o alto custo para o seu preço. Há também a alternativa do transporte fluvial e ferroviário, mas em pequena escala. A madeira viaja de seu local de extração para serrarias localizadas em diversas regiões do país. O desdobramento é o processamento da matéria-prima do lenho feito nas serrarias. Várias formas de serras são utilizadas para dois principais tipos de desdobro, o desdobro normal (pranchas paralelas aos anéis de crescimento) e desdobro radial (pranchas retiradas sobre os anéis de crescimento).

             Existem diferentes tipos de formatos para o uso da madeira na construção civil. Para esses formatos, são desdobradas em diferentes dimensões e processadas de diferentes formas. Há a madeira roliça, a madeira serrada e a madeira em lâmina.

             As indicações de madeira para uso da construção civil são: pesada interna, leve externa e interna estrutural, leve interna ou decorativa, leve interna ou utilidade geral, leve em esquadrias e assoalhos domésticos. A madeira, na atualidade, é uma das matérias primas fundamentais na construção civil. Seu uso e aperfeiçoamento permitiu, além do desenvolvimento de grandes civilizações, o surgimento de obras também grandiosas visando o máximo aproveitamento deste material.

             Madeira serrada é aquela que resulta diretamente do desdobro de toras ou toretes, constituída de peças cortadas longitudinalmente por meio de serra, independentemente de suas dimensões, de seção retangular ou quadrada.

             Chapa de madeira compensada é a chapa sobreposta e colada sob forte pressão. Tem as mesmas características da madeira em relação à elasticidade e ao peso. Apresenta, porém, maior resistência e homogeneidade, o que permite a fabricação de peças de grandes dimensões. É um tipo de madeira feita de finas placas de entalho de madeira, e também é chamada de contraplacado. As camadas são coladas umas às outras cada uma com seu grão perpendicular às camadas adjacentes para maior força. Há geralmente um número ímpar de dobras, porque a simetria faz com que o placado seja menos propenso a entortamentos, e o grão nas superfícies exteriores segue sempre o mesmo sentido. As dobras são ligadas sob o calor e a pressão com colas fortes, geralmente com resina fenólica, fazendo da madeira compensada um tipo do material composto. Uma razão comum para usar a madeira compensada em vez da madeira lisa é sua resistência ao rachamento, ao encolhimento, à torção, e ao seu alto nível de força. Esta substituiu muitos outros tipos de madeira em aplicações de construção por estas razões.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (379.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com