TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica – Documentário “A Corporação”

Por:   •  21/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 2

                 

Projeto e fábrica de Layout

Resenha crítica –  Documentário “A Corporação”

O filme, com suas 02h:30min de duração, foi Produzido no Canadá e baseado em um livro homônimo de Joel Bakan, o documentário "A Corporação". Com críticas virulentas ao sistema capitalista, à globalização e, em especial, às grandes corporações americanas, o filme traz uma mensagem alarmante da falta de escrúpulos e qualquer moral das empresas que dominam o mercado e os meios de comunicação.

O filme ainda mostra o desenvolvimento dos negócios realizados pelas corporações nas sociedades contemporâneas, considerando-as como uma “pessoa” com direitos constitucionais e com funções públicas específicas. Com a construção de um direito comercial as corporações possuem a maioria dos direitos de uma pessoa, tornando-as aptas a todo tipo de ações e a violações da legislação ambiental e de direitos civis. As Corporações podem ser acusadas criminalmente e condenadas à pena de medidas corretivas, algo que seria impossível se a responsabilidade fosse a de indivíduos que não tem ativos suficientes para corrigir grandes violações.

Outrossim, percebe-se como as ditas corporações funcionam no quesito social, e como está sendo tratado de forma insensata e inconsequente os recursos finitos de nosso planeta. Estamos deixando para as próximas gerações um mundo doente, com matéria-prima escassa, destruído e até mesmo morto. O filme também relata sobre um executivo de uma multinacional, que devido a possuir vários sócios não pode tomar ações que causem prejuízos a sua empresa, mesmo que isso vá contra as suas filosofias pessoais.

Sendo assim, como o comunismo, a Igreja e a monarquia em outras épocas, a corporação é hoje a instituição dominante. Além disso, quem colocou ela no poder foi o povo ao usar seu produtos e aproveitar das comodidades oferecida por ela após a revolução industrial e sem questionar as consequências, agora devemos questionar e ir contra elas e lutar contra o sistema opressor em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com